Imagem por @jcomp / freepik
Estorno é o nome dado ao procedimento de devolução de um valor gasto, seja em dinheiro ou crédito direto. Tratando-se de um direito descrito no Código de Defesa do Consumidor.
Existem muitos casos nos quais o consumidor tem direito a solicitar o estorno do pagamento, como desistência da compra, produto com defeito, vício oculto, não cumprimento da oferta, cobrança indevida, não recebimento do produto e fralde.
Porém, nem todo mundo sabe como solicitar o estorno, principalmente se a compra foi feita pelo cartão de crédito.
Mas calma, estamos aqui para te ajudar e te mostrar como realizar esse procedimento.
O estorno de cartão de crédito é um dos mais comuns e consiste na devolução do dinheiro em forma de crédito na fatura do cliente.
Porém, dependendo da situação, o dinheiro pode ser devolvido somente depois de duas ou três faturas. Isso porque o prazo de estorno depende da data em que a empresa solicita a devolução e da data de fechamento da fatura do cliente.
Lembra dos motivos que citei logo no inicio do texto? Pois bem, o estorno dependerá da forma que a compra foi feita, confira:
No caso das compras no cartão de crédito parceladas, há três possibilidades para a devolução do valor. Mas, em nenhuma delas, quem solicitou o estorno deve se preocupar em ter que pagar todo o valor de uma vez.
O caso mais comum é o estorno das parcelas já quitadas e a liberação do limite que estava comprometido nas próximas faturas.
Há também casos em que o banco antecipa todas as parcelas na mesma fatura e automaticamente credita o valor correspondente, sem causar dano ao cliente.
No entanto, é possível que o banco mantenha as parcelas em aberto e, no momento em que ela é cobrada, o estorno do valor feito automaticamente.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…