Chamadas

Estou com nome sujo, ao abrir um MEI posso pedir empréstimo pelo CNPJ?

Uma dúvida muito comum relacionada aos trabalhadores que querem formalizar ou abrir um negócio é sobre a possibilidade de abrir um CNPJ como MEI (Microempreendedor Individual) e conseguirem um empréstimo para alavancar seu negócio mesmo estando com nome sujo.

Inicialmente é preciso esclarecer que pessoa física (CPF) e pessoa jurídica (CNPJ), são coisas distintas umas das outras, ou seja, é necessário saber separá-las. Isso porque quando uma pessoa abre um MEI ela agora passa a se configurar como pessoa física e também como pessoa jurídica.

Sendo assim, é importante saber separar que uma coisa é ter uma possível dívida com o fornecedor do seu empreendimento que está configurado como (CNPJ), outra coisa é ter uma dívida no cartão de crédito pessoal (CPF). Contudo, será que na prática uma coisa pode influenciar na outra? É o que vamos descobrir agora!

Afinal, nome sujo pode impactar a conseguir empréstimo pelo CNPJ?

Indo direto ao ponto, sim, o CPF com restrição pode acabar impactando na adesão ao crédito pelo CNPJ. Isso porque quando um empreendedor solicita crédito pela empresa os dados do proprietário também são analisados.

Os bancos e demais instituições financeiras realizam consultas aos órgãos de proteção ao crédito antes da liberação de qualquer tipo de crédito, e ter o CPF com restrição pode dificultar na aprovação.

Logo, como o CNPJ do MEI está ligado ao CPF do cidadão, que é o responsável pelo negócio, as chances do microempreendedor conseguir um empréstimo pela empresa acabam diminuindo consideravelmente.

Contudo, é importante lembrar que existem alguns bancos que oferecem empréstimos para quem está com o nome sujo, como a própria Caixa Econômica Federal que está liberando microcrédito para pessoas com restrição no nome, que pode ser visto aqui.

Dica para o MEI aprender a gerir o seu negócio

MEI já pensou em saber como gerir o seu negócio, pagar seus impostos e conseguir manter a saúde da sua empresa? Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, ou ainda quem está com o MEI aberto, manter seu CNPJ legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

8 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

9 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

15 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

15 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

15 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

15 horas ago