Photo by @ijeab / freepik
Durante a pandemia, muitas pessoas perderam sua principal fonte de renda. Com isso, vieram as dificuldades para manter o orçamento familiar. Os dados apurados pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostram que a taxa de desemprego registrou um aumento de 1,7 ponto percentual, em relação ao mesmo período do ano passado.
Então, se você também está nesta situação saiba que o governo federal disponibiliza alguns benefícios para quem está em situação de desemprego e às famílias de baixa renda. Quer saber quais são esses benefícios? Continue conosco!
Atualmente, o governo federal oferece vários programas sociais para as famílias de baixa renda. Para isso, é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Através dessa inscrição, é possível participar do programa Bolsa Família, por exemplo. Desta forma, podem receber o benefício as seguintes famílias:
Então, se você ainda não possui o CadÚnico, procure pela prefeitura de sua cidade para se inscrever e, depois, solicite a participação no Bolsa Família.
É importante ressaltar que também é necessário ser inscrito no Cadastro Único e entrar em contato com a empresa que fornece energia elétrica em sua região.
Para os trabalhadores que foram dispensados do emprego, o governo oferece o seguro-desemprego. Mas é necessário que a dispensa tenha ocorrido sem justa-causa, assim, é pago até quatro parcelas ao trabalhador, conforme o período trabalhado. Confira:
Esse benefício deve ser solicitado nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) ou Sistema Nacional de Emprego (SINE). Existe ainda a opção de solicitar através do portal Gov.br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Muitos trabalhadores também têm direito ao saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Sendo assim, em caso de demissão sem justa causa, a Caixa Econômica Federal libera o dinheiro em até 5 dias úteis. O valor recebido varia conforme o tempo de duração do contrato de trabalho e a remuneração do trabalhador.
As pessoas em situação de desemprego que possuem alguma enfermidade, também podem solicitar o auxílio-doença ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). mas fique atento aos requisitos:
Para fazer a solicitação desse benefício, o cidadão deve acessar o aplicativo Meu INSS e enviar seus documentos pessoais, além de exames, laudos e receitas médicas que comprovem seu estado de saúde.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…