Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Estudos apontam que a aplicação de apenas uma dose de vacina contra a Covid-19 pode fortalecer o vírus, deixando-o mais resistente e facilitar o surgimento de outras variantes do SARS-COV-2 se o imunizante não tiver uma ótima eficácia já na primeira dose, segundo o estudo da Universidade de Princeton, nos Estado Unidos, e publicado nesta semana na revista científica Science.
Os imunizantes Oxford, Moderna e Pfizer foram avaliados pela pesquisa, tendo como base uma cidade europeia ou norte-americana, em janeiro de 2021, com alta possibilidade de transmissão.
A conclusão que os pesquisadores chegaram foi que os regimes de dosagem da vacina dependem da eficácia da imunidade conferida por uma única dose.
A distribuição de doses únicas em lugares onde a infecção está crescendo rapidamente tem benefício a curto prazo para diminuir a propagação da covid-19. Mas, para atingir sucesso a longo prazo, a segunda dose pode ser dada após um período maior do que indicado pelas farmacêuticas, desde que o imunizante tenha boa eficácia na dose única.
Quando a vacina não consegue atingir um alto índice de imunidade, não é recomendável espaçar a segunda dose. Pode acontecer num primeiro momento, os números de propagação do SARS-CoV-2 cair, no entanto, a carga de infecção tende a crescer ao longo do tempo. O que vai ajudar ao vírus a evoluir e beneficiar o surgimento de novas variantes. Então, o aconselhável, é aplicar o imunizante de reforço em um período mais curto, como está sendo feito na maioria dos países.
Os pesquisadores disseram que nos lugares onde o alto número de casos de covid-19 é maior, será necessário a rápida vacinação em massa. Para definir o regime de doses dos imunizantes, é fundamental determinar a força e a duração da proteção clínica e da imunidade de bloqueio da transmissão por meio de avaliações cuidadosas, com o objetivo de criar políticas públicas sólidas.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…