Imagem por @senivpetro / freepik
A cultura organizacional é um conceito corporativo que rege todo o funcionamento e o clima de uma empresa. Trata-se do sistema de valores que orienta toda a equipe e é compartilhado por cada um no dia a dia empresarial.
Estabelecer a cultura organizacional na empresa é importante para guiar toda a equipe e criar uma identidade para aquele espaço.
Contudo, a implementação de uma cultura organizacional demanda ações práticas e o cumprimento de etapas.
leia também: Veja como criar uma cultura organizacional para atrair e reter a nova geração
Antes de mais nada, é preciso estabelecer os princípios que vão nortear a ação da sua empresa.
Aqui, defina missão, visão e valores. Esse tripé confere identidade e propósito para a operação e existência da empresa. Estabeleça também princípios que vão ajudar na tomada de decisões e outras questões que vão balizar ações.
Depois de documentar tudo, compartilhe as definições com os funcionários. É importante que eles façam parte de todas as etapas, já que eles são parte fundamental da organização.
Além de compartilhar os princípios com todos, é importante que novos colaboradores os recebam já no primeiro dia, para não haver frustração de expectativas. Tudo deve ser bem transparente.
Depois de todos os colaboradores estarem cientes do posicionamento e dos princípios da empresa, faça uma pesquisa sobre a perspectiva de cada um. Os objetivos dos funcionários devem ser condizentes aos da empresa. Então, marque conversas com algumas pessoas e abra espaço para dizerem o que acharam sobre essa questão.
leia também: Inspiração e valorização são motores de equipes engajadas
Deixe sempre claro quais as regras que regem a empresa. Nesse ponto, o funcionamento do banco de horas, com os horários estabelecidos e a modalidade de trabalho, deve estar transparente para todos. As informações a respeito de cada burocracia da empresa devem estar ao alcance dos funcionários para consulta no dia a dia.
Promova ações que envolvam continuamente seus funcionários. Isso é muito importante para o engajamento e a sociabilidade de todos. Tais ações podem ser eventos sociais, mais ou menos formais, rituais, que podem ser de diferentes tipos, e comemorações especiais, como em datas temáticas e aniversários.
Todas essas aproximações devem ter em comum o compartilhamento dos valores da empresa e serem envoltas de uma boa comunicação interna, que, por sua vez, deve imprimir a cultura organizacional.
Leia também: Ambiente de trabalho tóxico afeta a saúde mental: Evite esse problema na sua empresa
Os momentos de contratação e de demissão são pontos-chave para colocar em ação a cultura organizacional. Por configurarem processos burocráticos, as questões ligadas à cultura devem servir de auxílio para o tornarem mais fluidos e, muitas vezes, humanos.
Aqui, estabeleça diretrizes de ações, comunicação e padronização de tomadas de decisão, para nada ser arbitrário.
A contratação de pessoas, para além do processo em si, deve ser feita conforme os princípios da empresa. Os objetivos do candidato devem ser os mesmos da empresa. Por isso, identifique a cultura, as metas e o que motiva os entrevistados antes de contratá-los.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…