Aprofundando na questão da segurança do trabalho, abordaremos a seguir sobre quando começa a vigorar os eventos de SST no eSocial.
O eSocial foi inicialmente implantado em 2015, com o módulo Empregador Doméstico, viabilizando o cumprimento dos direitos trabalhistas para os trabalhadores domésticos.
A fim de ampliar a capacidade de fiscalização do Estado nas demais relações trabalhistas, a obrigatoriedade de implantação do eSocial alcançou as demais empresas apenas em 2018, as quais deveriam obedecer um calendário oficial emitido pelo Comitê Gestor do eSocial que organiza a prestação gradual das informações na plataforma.
Este calendário fixava as datas para preenchimento das tabelas, dos eventos não periódicos e periódicos, bem como, quando deve ser informados os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho – SST no eSocialpelas empresas, que são classificadas de acordo com o seu lucro.
Devido as mudanças nos layouts do sistema, o prazo para a prestação das informações foi alterado, inclusive as de SST, tendo sido emitido um novo cronograma para o implemento do eSocial.
É importante ressaltar, que o descumprimento ou atraso no eSocial pode acarretar multas ao empregador. Por isso, para evitar tais encargos, é necessário saber cada prazo e cumpri-lo conforme a classificação no cronograma oficial.
Quando começa a implementação dos eventos de SST no eSocial?
Antes de esclarecer quando começa a vigorar os eventos de SST no eSocial, é necessário entender a classificação das empresas adotada pelo Comitê Gestor do eSocial para organizar os prazos de cumprimento das obrigações.
O Comitê Gestor separou os empregadores em 4 grupos:
- 1º Grupo: Entidades empresariais com lucro no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00;
- 2º Grupo: Entidades empresariais com lucro no ano de 2016 inferior a R$ 78.000.000,00;
- 3º Grupo: Empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física, produtor rural pessoa física e entidades sem fins lucrativos;
- 4º Grupo: Entes públicos e organizações internacionais.
Assim, sabendo em qual grupo o empregador pertence, é possível saber quando começa a vigorar os eventos de SST no eSocial, que conforme o cronograma oficial, devem obedecer aos seguintes prazos:
- 1º Grupo: Julho/2019;
- 2º Grupo: Janeiro/2020;
- 3º Grupo: Julho/2020;
- 4º Grupo: Janeiro/2021;
Ambiente de testes para eventos de SST
Embora, inicialmente, a implementação dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no eSocial esteja prevista para julho de 2019, será possível conhecê-los e previamente testá-los a partir de 18 de março de 2019, através do ambiente de testes disponibilizado pelo governo federal.
Dentre os eventos de SST, podemos destacar:
- S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho;
- S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
- S-2220 – Monitoramento da saúde do trabalhador;
- S-2221 – Exame Toxicológico do Motorista Profissional;
- S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco;
- S-2245 – Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações.
DICA: É hora de se capacitar e se especializar em departamento pessoal e eSocial
Como você pode perceber, o eSocial traz muitas mudanças importantes e é preciso ter atenção redobrada para estar preparado, ainda mais agora com os prazos de implantação do programa se aproximando.
Sendo assim gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Blog Segurança do Trabalho
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp