Imagem: katemangostar / freepik
Assim como os futuros advogados precisam prestar provas na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os futuros profissionais de contabilidade precisam prestar o Exame de Suficiência de Contabilidade. Este exame é organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) para os bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis.
Resumindo, todo o futuro profissional contábil deve prestar o exame antes de atuar no mercado, pois ele é um pré-requisito para obtenção do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Os locais de prova estão aptos à consulta.
Leia também: Exame De Suficiência: Dicas Para Se Preparar E Realizar Boa Prova
Por meio da avaliação, o contador recém-formado geralmente responde a 50 questões objetivas que abrangem diversos fundamentos e disciplinas da Contabilidade, de modo que o candidato demonstre sua capacidade, prática e conhecimentos necessários.
Assim, para ser aprovado no Exame de Suficiência de Contabilidade, o candidato precisa acertar pelo menos 50% das questões. Após realizado o exame, se aprovado, o candidato tem o prazo de dois anos para realizar a inscrição no CRC e, assim, obter o registro de contador profissional.
A prova abrange as seguintes assuntos:
As informações podem ter acesso no site da banca da prova, Consulplan. São de exclusiva responsabilidade do examinando a identificação correta de seu local de realização da prova objetiva, bem como o comparecimento no horário determinado.
A prova objetiva acontecerá no dia 24 de setembro de 2023 (domingo), no turno da manhã, das 10h às 14h, observando o horário de Brasília (DF). Os examinandos também podem consultar os cartões de Comprovação de Inscrição (CCI), além do resultado da análise dos pedidos de atendimento especial.
Por fim, o candidato que acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total das questões, ou seja, 25 (vinte e cinco) pontos, terá aprovação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…