Designed by @welcomia / freepik
Em abril de 2021 o Conselho Nacional do Trânsito divulgou uma tabela com os prazos para a realização dos exames, de acordo com a data de vencimento da CNH.
Porém os prazos estão se encerrando e com isso os motoristas reivindicaram mais tempo para regularizarem a habilitação, e foram atendidos pelo Conselho Nacional de Trânsito.
Ficou estipulado que a partir de 1º de julho, a fiscalização dos motoristas começará, as autoridades de transito irão averiguar quem está em dia com suas obrigações de acordo com um calendário.
O exame toxicológico é uma análise que serve para identificar a presença de substâncias psicoativas, drogas, no organismo. O teste detecta o que foi consumido pela pessoa nos últimos 90 dias. O exame toxicológico é mais preciso que os exames tradicionais de sangue e de urina.
O teste é feito a partir de uma amostra de cabelo ou de pelos do corpo, onde é analisado a queratina identificando se há ou não a presença de entorpecentes.
O exame se tornou obrigatório em 2015, para que os motoristas das categorias C, D e E pudessem obter a Carteira Nacional de Habilitação. O teste é exigido, ainda, na admissão e no desligamento dos profissionais do transporte.
O exame toxicológico identifica algumas substâncias como:
Entre outros diversos outros tipos de droga
Para os motoristas que ainda estão dentro do prazo para fazer o exame são aqueles que têm a CNH com vencimento entre janeiro e abril de 2024. Esses condutores têm até 31 de dezembro de 2021 para realizar o exame.
Mas atenção os motoristas que não estavam com o exame atrasado terão que contar 30 dias, do vencimento do exame, para fazer o novo toxicológico.
Já os motoristas com CNH que vence entre julho e dezembro de 2023 teriam até 30 de novembro para realizar o exame, que começou a ser cobrado, pelas autoridades no dia 1º de dezembro.
Os exames toxicológicos são obrigatórios e precisam ser apresentados para a emissão da primeira CNH ou para aqueles motoristas nas categorias C, D ou E é necessário para a renovação da CNH. É necessário também fazer um exame a cada dois anos e meio
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…