O Benefício de Prestação Continuada (BPC) mais conhecido como LOAS é um benefício de caráter assistencial aos idosos e deficientes, onde é concedido um valor mensal de um salário mínimo aos beneficiários.
O BPC é garantido através do artigo 203 do inciso V da Constituição Federal, por meio da Lei 8.743/1993 — Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Para ter acesso ao BPC-LOAS o interessado precisa ter nascido ou ter se naturalizado como brasileiro, além disso, é necessário que o mesmo seja de uma família de baixa renda.
O motivo pelo qual o interessado deve ser uma família de baixa renda, diz respeito a uma das exigências do BPC, onde, para conseguir receber o benefício o valor da renda per capita familiar mensal obrigatoriamente deve ser igual ou inferior a 1/4 (25%) do salário-mínimo.
No mais, é necessário que o interessado cumpra os seguintes requisitos:
- Idoso: É necessário ter mais de 65 anos e comprovar a necessidade ou pobreza;
- Deficiente: Para eles é necessário comprovar qual a deficiência, gravidade e também se ela contribui para a não participação na sociedade.
Existem doenças que dão direito ao BPC?
Uma dúvida comumente feita por aqueles que estão em busca de conseguir o BPC é saber se existe algum tipo de doença, ou ainda, uma lista de doenças que garantem direito ao benefício.
No entanto, é bom deixar claro que não, não existem doenças que dão direito ao benefício, isso porque na lei, o objetivo do BPC não se trata de doenças, apenas dos requisitos informados anteriormente.
Resumidamente o BPC-LOAS só é concedido aos cidadãos com 65 anos ou mais bem como para pessoas com deficiência e que sejam de baixa renda.
No entanto, existe um ponto bem delicado e que você precisa entender que é diretamente ligado a deficiência. Apesar do BPC não ser concedido em casos de doença, uma doença que pode evoluir para uma deficiência, pode garantir o direito de receber o benefício.
Vale lembrar que não estamos falando de benefícios por incapacidade do trabalho, como é o caso do auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. No caso do BPC é necessário ser considerada uma deficiência.

Qual o valor do BPC?
Como dito anteriormente, o valor do benefício é de um salário mínimo e por ser de caráter assistencial, não há pagamento do 13° salário.
Ressaltando que não é necessário ter contribuído para o INSS.
Lei nº 8.742/93 – art. 20. § 14
O benefício de prestação continuada ou o benefício previdenciário no valor de até 1 (um) salário-mínimo concedido a idoso acima de 65 (sessenta e cinco) anos de idade ou pessoa com deficiência não será computado, para fins de concessão do benefício de prestação continuada a outro idoso ou pessoa com deficiência da mesma família, no cálculo da renda a que se refere o § 3º deste artigo.
Como pedir o BPC LOAS?
O primeiro passo para pedir o BPC LOAS é se encaixar nos requisitos necessários, sendo pessoa que:
- comprovar a deficiência;
- for brasileiro nato ou naturalizado;
- tiver nacionalidade portuguesa;
- tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.
Logo, para se ter direito ao BPC o primeiro passo é estar cadastrado no CadÚnico.
Para requerer tal benefício é necessário procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade, levando as seguintes documentações:
- Documentos de identidade (Titular e dependentes);
- Título de eleitor de todos os membros da família maiores de 18 anos.
Uma vez realizado o cadastramento, o agendamento pode ser feito pela internet, no site do INSS, telefone 135, aplicado MEU INSS ou até mesmo na agência da Previdência Social.
Também, é possível pedir o BPC-LOAS pela internet, no site Meu INSS ou nos aplicativos (App Store ou Google Play). Veja os procedimentos:
- Acesse o site gov.br/meuinss;
- Clique em “entrar” se você já tiver senha cadastrada ou clique em “cadastrar senha” para fazer o seu cadastro;
- No início, digite na caixa de pesquisa a palavra “BPC” e clique na opção “Benefícios Assistenciais (BPC)”, depois selecione a opção certa, se é pessoa com deficiência ou idoso;
- Atualize os seus dados e clique “avançar”, leia as informações e clique novamente em “avançar”;
- Preencha todos os dados corretamente, clique no sinal de + para anexar os documentos, depois clique em “avançar”;
- selecione a agência do INSS mais próxima da sua residência e clique em “avançar”;
- selecione o banco mais próximo da sua residência e clique em “avançar”;
- confira todas as informações com bastante cuidado, se estiverem corretas, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima”, depois clique em “avançar”.
Depois dessa etapa acima, você terminou o pedido e agora deve aguardar a resposta do INSS. Infelizmente, pode demorar vários dias.
Após a análise dos documentos que você enviou, talvez seja chamado para se apresentar na agência do INSS, além de receber visita de uma assistente social.
Documentos necessários para o BPC?
Listamos as documentações necessárias para requerer tal benefício.
- Documento de identificação e CPF do titular (ao requerente maior de 16 anos será solicitado documento de identificação oficial com fotografia);
- Termo de Tutela, no caso de menores de 18 anos filhos de pais falecidos ou desaparecidos, ou que tenham sido destituídos do poder familiar;
- Documento que comprove regime de semiliberdade, liberdade assistida ou outra medida em meio aberto, emitido pelo órgão competente de Segurança — Pública estadual ou federal, no caso de adolescentes com deficiência em cumprimento de medida socioeducativa;
- Documento de identificação e procuração no caso de Representante Legal do requerente (familiar ou advogado).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp