Extinção da DCTF o que vai mudar / Imagem freepik
A extinção da DCTF que será substituída pela DCTFWeb está causando muita confusão entre os profissionais da contabilidade, mas não é preciso se desesperar, algumas das principais dúvidas dos contadores já foram respondidas e nós vamos te apresentar algumas delas.
Sempre que acontece uma mudança em uma obrigação acessória, muitas dúvidas aparecem, mas vamos simplificar como a substituição dessa obrigação vai acontecer e os pontos que vão ser alterados.
Profissionais de diversos setores estão preocupados com as mudanças causadas pela extinção da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), mas vamos responder com base no documento divulgado pela Receita Federal sobre a DCTFWeb 2025.
Uma grande preocupação dos contadores era o prazo da DCTFWeb que atualmente deve ser entregue todo o mês, até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência do fato gerador. Entretanto, veja as alterações:
O prazo de apresentação da DCTFWeb será alterado para o dia 25 do mês seguinte à ocorrência dos fatos geradores, mantendo-se a postergação do vencimento em caso deste cair em dia não útil.
Confira o cronograma até a unificação das obrigações:
Portanto, em fevereiro serão enviadas duas declarações: DCTF (Período de apuração 12/2024) e DCTFWeb já unificada (período de apuração 01/2025).
As empresas que estão em situação de inatividade devem enviar a DCTFWeb sem movimento em janeiro/2025 e não será mais necessário renovar a declaração caso a situação continue nos anos seguintes. A partir de 2026 a necessidade de renovação anual da declaração de inatividade não vai mais existir.
“Será possível gerar declarações sem movimento diretamente no Portal da DCTFWeb (e-CAC), bastando para isso o envio de uma apuração sem movimento no MIT”, afirma o documento de esclarecimentos preliminares sobre a DCTFWeb 2025.
O MIT é um serviço integrado com a DCTFWeb e servirá para incluir os débitos relativos a tributos que ainda não são enviados para a DCTFWeb por meio de uma escrituração fiscal específica (como ocorre com o eSocial ou EFD Reinf).
O MIT vai substituir o PGD DCTF, que atualmente é utilizado para a declaração dos seguintes tributos:
O acesso ao MIT deve ser realizado no mesmo site da DCTFWeb e o seu preenchimento poderá ser realizado diretamente na aplicação online ou por meio de importação de arquivo previamente preenchido no ambiente do próprio contribuinte.
O MIT está localizado no mesmo ambiente virtual da DCTFWeb acessado no Portal e-CAC.
Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional, você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…