A Receita Federal decretou o fim da DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais). Desde o dia 1º de janeiro, ela foi substituída pelo novo Módulo de Inclusão de Tributos (MIT), que agora se integra à plataforma da DCTFWeb.
Essa mudança tem como objetivo principal simplificar e agilizar o processo de declaração dos tributos federais para as empresas e contadores de todo o país. Dessa maneira, a partir de fevereiro, será necessária a entrega da DCTFWeb com o MIT em casos de débitos federais de janeiro.
Com a substituição da antiga DCTF, a Receita Federal integrará o novo Módulo de Inclusão de Tributos (MIT) à plataforma DCTFWeb. Essa mudança traz avanços muito importantes para as empresas e contadores, como:
O principal motivo dessas mudanças é evitar a geração de guias incompatíveis com os débitos declarados, tal como reduzir os erros e tornar a plataforma muito mais intuitiva e fácil de se usar para os usuários.
Para se adaptar à extinção da DCTF com a chegada do MIT, é fundamental que os contadores e as empresas tomem algumas medidas importantes, como:
A implementação do MIT e a unificação das declarações vão modernizar a rotina tributária, oferecendo um ambiente muito mais eficiente, integrado e seguro para as empresas, independente do porte. Essa transformação trará mais confiabilidade e agilidade ao cumprimento de obrigações fiscais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…