Designed by fernandoks / istockphoto
Mensalmente o Microempreendedor Individual (MEI) precisa fazer o pagamento de seus impostos por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Isso garante a regularidade do seu empreendimento junto ao Fisco, porém, em certas situações poderá ser solicitado que o empreendedor faça a comprovação da situação fiscal da empresa.
Isso costuma acontecer durante o pedido de abertura de uma conta, a contratação de serviços, além da realização de uma operação bancária, dentre outros momentos.
Nesta hora, muitas pessoas – principalmente aquelas que estão começando seu empreendimento, costumam ter dúvidas sobre qual documento utilizar para comprovar as informações do seu negócio e demonstrar que está tudo em ordem.
Por isso, hoje vamos falar sobre o extrato MEI.
Então, se você não sabe o que é o extrato ou não sabe como emitir, continue lendo este artigo.
Saiba que todas as informações necessárias para comprovar o pagamento dos tributos estão no Extrato de Pagamento do MEI.
Desta forma, o documento funciona como uma certidão de quitação de débitos e, através do Extrato você poderá ainda acompanhar se não há nenhum boleto atrasado.
Mesmo que pareça burocrático reunir todas essas informações, obter esse documento é bem simples: é necessário apenas acessar o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI), por onde são acompanhadas as outras informações do MEI como a emissão de guias mensais, segundas vias e consultas referentes à empresa.
Mas aqui chamamos sua atenção, pois, muitas pessoas costumam confundir o extrato MEI e o extrato da Declaração Anual de faturamento do MEI.
Então, saiba que eles têm diferenças: o primeiro é uma forma de comprovar que a empresa fez o pagamento de todas as suas contribuições mensais de acordo com a legislação e o segundo documento que mencionamos é uma espécie de recibo atestando que foi entregue todas as declarações de forma correta.
Então, para te ajudar, montamos um passo à passo para que você possa emitir o seu extrato MEI.
Tenha em mãos documentos como CNPJ; CPF e Código de acesso.
Para você ter acesso ao extrato, se lembre do processo para fazer a emissão do seu DAS, por meio do site do Simples Nacional e, então, siga os seguintes passos:
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…