Chamadas

Facebook é alvo de diversas denúncias

Uma das plataformas mais acessadas na internet, o Facebook, vem sendo duramente criticada na imprensa. Isso porque está nos noticiários como alvo de uma série de denúncias sobre a forma como a empresa lidou (ou deixou de lidar) com mensagens divulgando informações falsas e teorias conspiratórias sobre a eleição americana, em 2020. 

A ex-gerente de produto do Facebook, Frances Haugen, foi a fonte secreta que vazou uma série de documentos ao “The Wall Street Journal”, em setembro, acusando o Facebook de “enfraquecer a democracia”, ao colocar os lucros acima da segurança e do bem-estar dos usuários. 

No início de outubro, ela resolveu mostrar o rosto em uma entrevista dada ao programa “60 Minutes”, da emissora CBS. Na sequência, deu um depoimento ao subcomitê de Comércio do Senado americano. A nova leva de documentos deu origem, a reportagens publicadas nos jornais “The New York Times” e “The Washington Post”, e nos canais CNN e NBCNews.

Uma série de problemas do Facebook

No mês de setembro, a imprensa americana iniciou uma série de reportagens com base no vazamento de documentos internos do Facebook. Um dos artigos revelou que a empresa sabia que o Instagram causava danos à saúde mental de adolescentes.

Outra matéria citou que a companhia estava ciente de que colaborou com a desinformação durante a invasão do Capitólio em janeiro deste ano. Contudo, os executivos minimizaram a questão ao dizer que a rede social não influenciou na polarização política nos Estados Unidos.


Neste meio tempo, a ex-gerente de produtos Frances Haugen fez graves denúncias sobre o Facebook. Em especial, a denunciante disse que a plataforma adotou algoritmos que amplificam o discurso de ódio. Frances afirma também que a empresa tomou atitudes em benefício próprio em detrimento do público e que engana seus investidores com notas públicas que não correspondem à realidade interna da empresa. E vai além ao afirmar que a rede social deixou sua integridade cívica de lado nas eleições presidenciais de 2020 ao se omitir sobre desinformação e as chamadas fake news.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

16 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

17 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

23 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

23 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

23 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

23 horas ago