Na sexta-feira (19), as principais companhias aéreas dos Estados Unidos ordenaram escalas em terra devido a problemas de comunicação. American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam seus voos menos de uma hora após a Microsoft ter anunciado a resolução de uma interrupção nos seus serviços em nuvem, que impactou várias operadoras de baixo custo.
Impacto Global das Falhas de Sistema
Além das companhias aéreas americanas, setores de mídia, bancos e telecomunicações em todo o mundo também relataram falhas em seus sistemas, interrompendo operações. Na Austrália, esses problemas afetaram mídias, bancos e empresas de telecomunicações, enquanto diversos países na Ásia e Europa também foram impactados.
Na Alemanha, o Centro Médico Universitário Alemão Schleswig-Holstein (UKSH), uma das maiores instalações de cuidados médicos da Europa, cancelou todos os procedimentos eletivos na sexta-feira, conforme comunicado em seu site.
As falhas foram atribuídas a um problema na empresa global de segurança cibernética CrowdStrike. No entanto, não havia indicações de que as interrupções fossem resultado de um incidente de segurança cibernética. O escritório da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, em um post no X, e uma fonte anônima do governo do Reino Unido, descartaram a possibilidade de um ataque hacker.
Repercussão e Medidas Adotadas
As interrupções foram sentidas em vários lugares, com a Espanha relatando um “incidente” em todos os seus aeroportos e a Ryanair alertando sobre possíveis interrupções que afetariam “todas as companhias aéreas que operam na rede”. No entanto, não ficou imediatamente claro se todas as interrupções estavam relacionadas aos problemas da CrowdStrike ou se havia outras causas.
Ação da CrowdStrike
Horas após os primeiros relatos de instabilidade, George Kurtz, CEO da CrowdStrike, afirmou que a empresa identificou o problema de TI que causou a interrupção global e que uma correção já foi implementada. Kurtz garantiu que a empresa está “trabalhando ativamente com os clientes” afetados e confirmou que o problema “não foi um incidente de segurança ou ataque cibernético”.
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