Chamadas

Falta de endereço em favelas dificulta registro de domicílios no Censo

O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas.

As informações coletadas dizem respeito a:

  • Quantidade pessoas que moram no país, Estados e municípios;
  • Quantidade de homens e mulheres;
  • Se existem mais pessoas morando na zona urbana ou rural;
  • Quantidade de pessoas trabalhando e desempregadas;
  • Renda salarial do povo brasileiro.

O último Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi em 2022. No entanto, a pesquisa ficou incompleta, o que está obrigando o IBGE a revisitar todos os lugares que ainda apresentam índices altos de entrevistas não realizadas, por ausência dos moradores ou por recusa.

O Instituto verificou que nas áreas de favelas e comunidades urbanas, além de ausência e recusa, há outros desafios: muitas vezes não existe endereço, o que dificulta o percurso dos recenseadores e o registro dos domicílios.

“Nas áreas mais densas, a coleta também pode ser dificultada, pois há maiores chances de omissão de domicílios (de fundos ou na laje) por parte do recenseador. Há ainda problemas de acesso e circulação em algumas comunidades por causa do desconhecimento do recenseador e receio do morador em receber [o recenseador]”, informou o IBGE.

O órgão acrescentou que todos os domicílios precisam ser visitados, por isso, existe a necessidade de uma ampla divulgação.

“Para que todos os domicílios sejam visitados, o IBGE está fazendo ampla divulgação da coleta em favelas e comunidades urbanas, para que os próprios moradores recebam e auxiliem o recenseador, indicando as melhores rotas e o local de moradias”, acrescentou o órgão.

Pesquisa no mês de março

Neste mês de março, o IBGE fechou uma parceria com o IPP (Instituto Pereira Passos), órgão de pesquisa da prefeitura do Rio de Janeiro, para reduzir o percentual de domicílios que não responderam ao Censo nos aglomerados subnormais da cidade, que está em torno de 9%.

Com a parceria, será possível a contratação de ex-agentes de Territórios Sociais, programa da prefeitura com o ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, em que são realizadas pesquisas domiciliares em grandes favelas do Rio, como Rocinha e Maré.

Segundo o IBGE, os novos recenseadores já trabalharam em outras fases anteriores do Territórios Sociais, o que significa que eles possuem experiência com pesquisas domiciliares nas localidades prioritárias. 

O Instituto também realizou na semana passada, um treinamento com esses recenseadores para que eles tenham um conhecimento mais profundo sobre o questionário utilizado no Censo.

Recenseadores já estão visitando

Os recenseadores já estão indo a campo na última fase da operação censitária, a etapa de apuração, que abrange os trabalhos de análise dos dados coletados, começou na quinta-feira (16). 

Agora, eles irão buscar por moradores que estavam ausentes no momento da visita ou que se recusaram a responder o questionário.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

12 minutos ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

14 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

15 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago