Imagem Por PerfectWave003 / elements envato
Quando nos aposentamos, o nosso maior interesse é saber qual será o valor da nossa aposentadoria, o que sabemos é que o INSS não deve estabelecer uma remuneração cujo valor seja inferior ao adotado como salário-base de trabalhadores em regime celetista.
Mas somente essa informação não basta, por esta razão o vou te mostrar agora quais são os fatores que irão determinar o valor da sua aposentadoria. Confira!
Quando você optar por uma modalidade de aposentadoria, é importante prestar atenção no requisito tempo de contribuição, pois cada aposentadoria possui um tempo mínimo.
E o tempo de contribuição é importante para o cálculo do valor de sua aposentadoria, pois se você tiver mais de 20 anos, terá o aumento de 2% por ano no valor do seu benefício previdenciário.
Existe o mínimo exigido pela lei, e tendo o segurado mais tempo do que o exigido, o valor de sua aposentadoria consequentemente aumentará.
A Reforma da Previdência criou uma idade mínima para as possibilidades de Aposentadoria e, a idade é considerada um fator que pode influenciar o valor do seu benefício de aposentadoria.
Normalmente as regras de aposentadoria com valor mais altos exigem uma idade mínima e, as aposentadorias sem idade mínima costumam considerar a idade como um fator para diminuir o valor do seu benefício, como por exemplo, a Regra de Transição do Pedágio de 50%, que não possui idade mínima, acaba tendo o valor do benefício inferior às outras regras de transição, em virtude de aplicar o Fator Previdenciário.
Criado pela Lei nº 9.876 de 1999, trata-se de um índice aplicado no cálculo do valor do benefício de determinadas aposentadorias.
A fórmula matemática que estabelece esse índice leva em consideração três variáveis:
Quanto maior o tempo de contribuição e a idade da pessoa, maior fica o número dele e, portanto, maior será o benefício da aposentadoria. Por outro lado, se o tempo de contribuição e a idade forem menores, o valor do benefício diminuirá.
O fator é o resultado de uma fórmula matemática que considera o tempo de contribuição, a idade até o momento de requerer a aposentadoria, a expectativa que o segurado tem de vida e, por último, a alíquota fixa no valor de 0,31.
Esta média salarial é a soma de todos os salários de contribuição do segurado a partir de julho de 1994 até o mês anterior à entrada do requerimento dividida pela quantidade de contribuições realizadas.
Após a soma, você deverá dividir o valor alcançado pela quantidade de contribuições realizadas, o resultado será a sua média salarial.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…