Economia

Febraban afirma que juros do consignado do INSS não suprem custos 

Nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) elevou o teto dos juros de 1,70% para 1,97%, porém, a medida não agradou a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Segundo a Febraban, a nova alíquota limite para o teto dos juros no crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não supre os custos da modalidade.

Na terça, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) elevou o teto dos juros de 1,70% para 1,97%, segundo a entidade, “um patamar ainda abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito”. Já os juros do cartão consignado subiram para 2,89%.

A nova alíquota de 1,97%, fez com que parte dos bancos brasileiros retomasse a concessão de empréstimos consignados para beneficiários do INSS.

No entanto, a Febraban acredita que a proposta representa um “importante avanço” em relação ao teto anterior.

“Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação”, informou a instituição.

Empréstimo suspenso

Durante quase duas semanas o empréstimo consignado do INSS esteve suspenso em diversos bancos. Isso aconteceu depois que a taxa máxima de juros caiu de 2,14% ao mês para 1,70% ao mês, também por decisão do CNPS.

Os bancos que decidiram retomar a concessão do consignado foram: o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil e o Banco PAN.

O PagBank Pagseguro informou que os clientes poderão contratar os empréstimos consignados do INSS “diretamente pelo aplicativo”. O Itaú Unibanco, em nota, afirmou que ainda avalia se voltará a conceder os empréstimos da linha.

Enquanto isso, a Caixa Econômica Federal, disse que ainda aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta do crédito, reiterando que deve ter uma taxa média de 1,87% ao mês.

Outro banco que irá retomar a modalidade após a publicação da normativa é o Daycoval.

Leia Também: INSS: Veja Quem Pode Se Aposentar Em 2023

O que é empréstimo consignado?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo destinada exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados de empresas privadas e servidores públicos.

Quando a pessoa opta pelo consignado,  autoriza que a instituição desconte as parcelas de quitação do empréstimo diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS, o que reduz o risco de inadimplência.

A linha de crédito consignado oferece garantias às instituições financeiras, já que não existem chances de acontecer inadimplência, pois o credor sabe que irá receber o valor devido. O que proporciona taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelas instituições financeiras convencionais, além de outras facilidades quanto ao pagamento da dívida.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

5 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

6 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

7 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago