Contabilidade

Fechamento contábil: 5 dicas para elaborar e evitar erros

Com o final do ano se aproximando, chega o período das empresas realizarem o fechamento contábil, o que pode parecer um momento complicado para alguns contadores marca a despedida de 2024.

Através do fechamento é possível identificar o desempenho financeiro e operacional do negócio e realizar avaliação dos recursos disponíveis e débitos, para evitar problemas futuros que podem prejudicar a empresa.

O fechamento contábil é extremamente importante, sendo um relatório de movimentação da empresa, com dados do setor fiscal, trabalhista, contábil e financeiro do da organização. Nos próximos tópicos apresentaremos algumas dicas para te ajudar com o seu fechamento.

Monte um cronograma

Definir prazos é indispensável para atividades complexas, isso vai te ajudar a obter melhores resultados, é necessário que você determine um prazo para cada obrigação e cumpra as datas estabelecidas.

O fechamento contábil conta com muitas informações, um erro mínimo pode criar inúmeros problemas, por este motivo a organização é indispensável para o sucesso do seu fechamento contábil. 

Controle de estoque

O controle de estoque é indispensável para todas as empresas, mesmo que uma organização ofereça serviços e não produtos, é necessário um livro com inventário atualizado de estoque, recursos e insumos utilizados para a realização das atividades.

Essas informações também serão utilizadas no seu fechamento contábil, portanto é preciso reunir todas elas, é indispensável ter um controle do seu estoque.

Organize todos os documentos

Como citamos no tópico anterior, em um fechamento contábil a organização não é negociável, mas sim obrigatória, você deve garantir que todos os documentos estejam com acessíveis e separados.

Confira alguns dos principais documentos:

  • FGTS e INSS (Guia de recolhimento).
  • Comprovantes de contribuição sindical.
  • Comprovantes de pagamento de salário, férias, rescisões e notas emitidas.
  • Vales-transporte, vales-alimentação e atestados médicos.
  • documentos fiscais eletrônicos, gerados por softwares próprios ou pelo Sistema Eletrônico de Escrituração Digital Fiscal;
  • notas fiscais (entrada e saída) relativas a produtos e serviços;
  • comprovantes de recolhimento tributário;
  • extratos bancários e financeiros;
  • recibos e comprovantes de receita ou de despesas diversos, que não sejam relacionados às questões trabalhistas e tributárias;
  • relatórios financeiros;
  • livro inventário.

Revise quantas vezes forem necessárias, todos os documentos e as informações de cada um deles devem ser revisados, é preciso ter muita atenção aos detalhes.

Realize os cálculos

Essa é uma das etapas mais importantes e mais trabalhosas de um fechamento contábil, é necessário que erros não sejam admitidos. Para facilitar a realização desta etapa, os escritórios contábeis utilizam sistemas de automatização, para agilizar os cálculos e minimizar os erros.

Faça uma breve pesquisa e procure mais informações sobre os melhores sistemas contábeis, se você não confia no que utiliza atualmente.

Revise mais um pouco

Por fim, nossa dica é: revise. Para evitar erros e entregar um trabalho de qualidade, apesar dos sistemas contábeis, faça uma revisão de todas as etapas. Documento e cálculos, confira tudo, isso ajudará a entregar um melhor e mais confiável serviço.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

37 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

47 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago