News Yahoo

FecomercioSp: Varejo físico e online devem aumentar suas vendas em até 7% na Black Friday

A Black Friday deste ano está prevista para o dia 29 de novembro, mas desde o início do mês tanto o varejo físico, quanto online já estão com campanhas de divulgação e promoções. A FecomercioSP estima que o comércio eletrônico fature 7% a mais em relação ao mesmo período de 2018 – enquanto o tradicional tenha alta de 7,4% – exceto no segmento de bens duráveis, como eletrodomésticos, eletrônicos, que devem registrar elevação de 5%. A data se tornou a segunda melhor em vendas após o Natal.

Em novembro, a participação do online nas vendas do comércio varejista chega a 4,3% – frente aos demais meses que gira em torno de 2,5% – os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico – PCCE – E-bit.

A instituição lembra que o período é propício para os empresários equilibrarem os estoques que estão acima do adequado e renovar as mercadorias para o Natal. Contudo, a Federação orienta os comerciantes sobre os principais problemas apontados pelos clientes, relacionados às boas práticas que devem ser observadas em relação aos direitos do consumidor. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a oferta de produtos e serviços tem de ser realizada de forma adequada, clara e precisa. Assim, é necessário evitar algumas ações, como descontos enganosos envolvendo o preço ou o frete; aumento dos preços na véspera para, então, conceder descontos, oferecendo o valor real do produto; e divergência e mudança de valores na hora de finalizar uma compra online ou cancelar pedidos sem justificativa.

Segundo a FecomercioSP, os varejistas online, devem atentar-se ao cumprimento das condições da oferta, com a entrega de produtos e serviços contratados, observados prazos, quantidade, qualidade e se estão adequados, aos termos do disposto no Decreto n.º 7.962, de 2013, que dispõe sobre três aspectos: direito à informação, garantia de atendimento facilitado ao consumidor e respeito ao direito de arrependimento. No caso de o consumidor desistir da aquisição, tem sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço (sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio) para devolver o produto sem prejuízos. 

Já no comércio físico, a Instituição reforça que os empresários devem se atentar à Lei n.º 10.962, de 2004 e, também, no Decreto n.º 5.903, de 2006, que dispõe sobre as regras de oferta e formas de afixação de preços de produtos e serviços. Ambos têm de informar objetivamente os meios que o cliente pode usar para falar com o varejista. 

Sobre a FecomercioSP: A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é uma entidade empresarial paulista dos setores de comércio e serviços.

E-book gratuito com dicas para iniciar sua carreira contábil Assessorando MEIs.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Carnaval para Contadores: Um Guia Detalhado para Todos os Estados de Espírito

O Carnaval, essa explosão de cores, ritmos e alegria, é um período de celebração que…

4 minutos ago

Anuidades CFC: último dia para desconto no pagamento à vista

Os profissionais e organizações contábeis têm até esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, para aproveitarem…

13 minutos ago

Informe de rendimentos: hoje é o prazo final de envio pelas empresas

O informe de rendimentos é uma entrega obrigatória e essencial para o correto preenchimento do…

25 minutos ago

Carnaval 2025 Promete Faturar R$ 12 Bilhões e Movimentar Milhões de Pessoas

O Carnaval, sinônimo de alegria e celebração, prepara-se para bater recordes em 2025. No entanto,…

28 minutos ago

Caiu na malha fina e acertou suas contas? Receita paga novo lote HOJE!!

A partir desta sexta-feira, dia 28, o lote residual de restituição do IRPF do mês…

38 minutos ago

INSS: Pagamento de aposentados e pensionistas será antecipado!

Milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estavam preocupados por conta do…

2 horas ago