Imagem de freepik
As Férias Coletivas, segundo o Artigo 139 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, nada mais é, do que a concessão simultânea do benefício a todos os empregados de uma empresa ou aos funcionários de determinados setores do empreendimento.
Costumeiramente, são concedidas no período entre Natal e Ano Novo e em alguns outros segmentos, também podem acontecer no período do Carnaval.
A medida é vantajosa tanto para a empresa quanto para o funcionário, ao haver benefícios para ambos, tendo em vista que o empregador aproveita a baixa no movimento para conceder as férias e o empregado renova as suas energias, voltando com mais disposição e produzindo mais, já que um período de descanso.
Leia também: Abono Pecuniário: Quem Pode Vender Férias?
Férias coletivas representam um ato exclusivo do empregador, ou seja, independem de pedido ou consentimento do empregado.
Porém, antes de sua concessão, a empresa deve verificar no acordo coletivo do sindicato da categoria o período permitido e caso não haja previsão, decidir a melhor data.
Há outros procedimentos legais que devem ser seguidos pela empresa. Confira:
Leia também: Férias Trabalhistas? Veja 8 Duvidas Sobre O Assunto!
O funcionário poderá solicitar ao empregador o gozo do restante do período que ainda tenha direito em outra época, caso esteja no período concessivo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…