Fonte: Google
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de conta poupança de emergência criado pelo governo federal para preservar o trabalhador caso o mesmo seja demitido sem justa causa, podendo contar com uma reserva financeira e não ser pego desprevenido e sem uma reserva de dinheiro.
Mensalmente as empresas são obrigadas a recolher 8% do salário do trabalhador nas contas vinculadas ao fundo, o que conforme o decorrer do tempo vai se tornando uma boa reserva de dinheiro em prol do trabalhador.
O que muitos trabalhadores se prendem é com relação ao recebimento do Fundo de Garantia, no entanto, como o mesmo tem por definição, ser um fundo de reserva para uma possível demissão, o recebimento do FGTS possui alguns critérios mais específicos para que o trabalhador possa ter acesso ao saldo.
É importante lembrar que o saque do FGTS também não se limita ao caso da demissão sem justa causa, hoje a lei determina 17 situações em que o trabalhador poderá utilizar os recursos do Fundo de Garantia, sendo eles:
Os trabalhadores podem realizar a consulta do saldo do FGTS por meio do site da Caixa Econômica Federal, ou ainda por meio do aplicativo FGTS disponível para celulares Android e iOS.
Consulta do saldo pelo site da Caixa
Consulta do saldo pelo aplicativo de celular
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…