O trabalhador que exerce atividade de carteira assinada, possui diversos direitos e benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Dentre as garantias destinadas aos trabalhadores, uma em especial costuma chamar muito a atenção, sendo ela o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Apesar de ser um benefício garantido para todos os trabalhadores, normalmente o FGTS é conhecido pelas dificuldades que permeiam o seu saque. Afinal, a legislação determina o saque apenas em algumas situações.
Algumas opções de saque do FGTS são temporárias, como ocorreu neste ano com a liberação do saque extraordinário, que permitiu com que os trabalhadores pudessem resgatar até R$ 1 mil das suas contas ativas e inativas.
Contudo, tirando as exceções como o saque extraordinário neste ano, o saque emergencial que ocorreu no período de pandemia, a Caixa Econômica Federal determina apenas as seguintes situações de saque para o próximo ano:
Caso você se enquadre em alguma das situações citadas acima, é preciso saber agora como resgatar o dinheiro, certo? O primeiro passo será realizar o pedido de saque, que pode ser feito pelo aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa, a depender da situação que permite o saque.
No entanto, a maneira mais adotada pelos trabalhadores, e permite todas as possibilidades de saque do FGTS, é através de uma agência da Caixa, onde será preciso ter em mãos os seguintes documentos:
Contudo, em situações específicas poderá ser necessário que você apresente outros documentos, como atestado médico, certidão de óbito ou ainda comprovante de dependência.
Além disso, caso você seja demitido ou seu contrato rescindido, a empresa deverá primeiro comunicar à Caixa, para que então o trabalhador esteja autorizado a realizar o saque do benefício.
Saques com valor até R$ 1.500 podem ser retirados em qualquer casa lotérica ou postos de atendimento, contudo, valores superiores a este devem ser realizados em uma agência da Caixa.
A exceção aqui é o saque-aniversário, onde o trabalhador faz a adesão direto no aplicativo do FGTS, onde, pelo próprio app é possível indicar uma conta bancária de própria titularidade, onde será recebido o dinheiro
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…