Chamadas

FGTS: Aplicativo falso de saque na Play Store fez mais de 100 mil vítimas

Cada nova rodada de saques do FGTS são aberturas para novos golpes e ameaças virtuais

Cada vez que se anuncia novas informações de rodadas de saques do FGTS, novos casos de fraudes virtuais aparecem. A falta de informação rápida e precisa, somada à necessidade da população brasileira, acaba oferecendo o ambiente perfeito para golpes cibernéticos.

O aplicativo é um adware que se disfarça com o nome de “Saque FGTS – Nova Regra”. Ao baixar o aplicativo no aparelho, os usuários começam a receber uma série de anúncios incômodos. Com um pouco de experiência conseguimos perceber diversos indícios de um app falso, mesmo assim o aplicativo alcançou mais de 100 mil downloads.

A Kaspersky, empresa de segurança digital responsável pela descoberta, alertou o Google que no momento já retirou o aplicativo de circulação.

“Isso prova que não há nada ‘grátis’ no mundo digital, pois esses apps ganham dinheiro exibindo de forma agressiva anúncios ao usuário”. Disse, Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.

Houve um crescimento de 100% no número de ataques de phishing relacionados ao FGTS, desde que o governo anunciou a liberação do saque, em julho. Em média, são 13 mil ataques desse tipo bloqueados por dia com o tema “FGTS”.

APP Falso de FGTS

A empresa de segurança registrou um crescimento de 100% no número de ataques de phishing relacionados ao FGTS. Os números passaram rapidamente de 40 mil para 80 mil em apenas alguns dias. De acordo com a empresa, cerca de 13 mil ataques desse tipo são bloqueados por dia.

Para evitar esse tipo de golpe é recomendado é muito importante se aos detalhes na página do aplicativo. A primeira coisa a se constatar é o desenvolvedor do app, que nesse caso deveria ser o Governo Federal. Outra coisa interessante a se notar são as imagens distorcidas e repetidas na página do aplicativo. Sempre prestar atenção na avaliação e ler os comentários. E recomendamos o uso de antivírus, nesse caso o Kaspersky conseguiu identificar e neutralizar o app falso rapidamente.

Fonte: Bruno Lugarini

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

16 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

17 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

23 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

23 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

23 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

23 horas ago