Fonte: gov.br
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, popularmente conhecido como FGTS se trata de um fundo vinculado ao contrato de trabalho com objetivo de formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador. Todos os meses a empresa é obrigada a depositar o equivalente a 8% do salário na conta do fundo vinculada ao contrato de trabalho.
O FGTS era conhecido por ser de difícil acesso ao trabalhador, pois existiam regras específicas para saque do mesmo. Até porque o Fundo de Garantia foi criado com objetivo de garantir uma reserva de dinheiro ao trabalhador que venha a ser demitido sem justa causa do seu emprego.
Contudo, nos últimos anos o governo vem flexibilizando o resgate do FGTS, que hoje pode ser resgatado para ajudar na compra de um imóvel, em decorrência de doenças graves e até mesmo pela recente novidade que já caiu no gosto dos trabalhadores, o saque-aniversário.
Falando em saque-aniversário, a modalidade ganhou muito espaço nos últimos meses, e para quem não conhece, o saque-aniversário é uma modalidade opcional onde o trabalhador passa a ter direito anualmente, no mês de aniversário, de sacar uma parcela do saldo depositado nas contas do FGTS.
Contudo, com a novidade do saque-aniversário, muitos trabalhadores têm consultado o extrato do Fundo de Garantia para poder aderir à modalidade e ao acessar a conta, verificam não haver saldo depositado.
A situação ocorre, pois, algumas empresas, de forma totalmente ilegal, acabam não depositando os 8% do salário mensal do trabalhador nas contas vinculadas ao fundo. Sendo assim, para evitar possíveis surpresas, vamos entender como realizar a consulta do saldo do FGTS.
O trabalhador pode checar o saldo do FGTS de diferentes maneiras, sendo elas, pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo de celular FGTS.
Consulta do FGTS pelo site da Caixa
Veja o passo a passo:
Consulta do FGTS pelo aplicativo FGTS
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…