Você pode estar precisando de dinheiro e se esqueceu de verificar o saldo das suas contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Quem está sem um emprego formal, com carteira assinada há pelo menos três anos pode sacar todo dinheiro que tem no FGTS. Entenda como funciona e saiba como usar esse dinheiro que estava preso.
Primeiramente, cabe ressaltar que essa situação é diferente de quando o trabalhador saca o valor do fundo de garantia quando é demitido sem justa causa. Ou seja, neste caso ele pode sacar somente o valor correspondente ao da última empresa, da conta ativa.
Para um melhor entendimento, cada emprego com carteira assinada ao longo da vida gera uma conta diferente em seu nome no FGTS. As contas de empregos antigos são chamadas de contas inativas, enquanto a do atual é a conta ativa.
Por outro lado, contas inativos, de empregos antigos devem ser acompanhadas, pois elas ficam presas ao longo de três anos, sem emprego vinculado ao FGTS. Neste período, não pode ter trabalhado com carteira assinada.
Para sacar o FGTS, é necessário fazer o pedido à Caixa, que é responsável pela administração do fundo. Isso somente poderá ser feito a partir do mês do aniversário do trabalhador, e após completar os três anos desempregado, de acordo com as regras.
Para efetuar o pedido do saque do FGTS é necessário apresentar documento de identificação, número do PIS/Pasep e carteira de trabalho.
Além do saque imediato e do saque-aniversário (recentes modalidades de saque do FGTS), Estão previstas outras situações em que o trabalhador pode sacar o FGTS. São elas:
Conteúdo original Seu crédito Digital
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…