Categories: ChamadasCLT

FGTS Inativo: Saques prorrogados até 31 de dezembro, confira

FGTS – Prorrogado para 31 de dezembro de 2018, o prazo para o trabalhador sacar seu saldo na conta vinculada do FGTS. O benefício é para aqueles ficaram com contas inativas até 31 de dezembro de 2015.

Ou seja, o direito é para o trabalhador que até a data exposta, havia sido demitido sem justa causa ou havia pedido demissão do trabalho, e, por sua vez, não tinha permissão para o saque do saldo do FGTS.

No final do ano de 2016, foi editada a Medida Provisória 763/2016, pelo Presidente Michel Temer. O seu objetivo era permitir o saque das contas inativas do Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS).

No entanto apenas as contas vinculadas, que se tornaram inativas até 31 de dezembro de 2015, faziam parte do pacote do governo, conforme a Medida Provisória mencionada.

Mesmo assim, muitas eram as contas que tinham valores depositados e não foram sacados. Naquele instante não existiam as hipóteses de saque por pedido de demissão do emprego ou por demissão por justa causa.

FGTS: Medida provisória transformada em Lei e prazo para saque prorrogado

A intenção do governo era aquecer a economia do país e movimentar o mercado, injetando esses valores que estavam parados. Desse modo impulsionaria a vida econômica das pessoas, fazendo com que houvesse mais dinheiro na praça.

Inclusive, nesse período, foi feito um esforço concentrado para atendimento dos clientes das contas.

A Caixa Econômica Federal, instituição que administra as contas vinculadas do FGTS, por sua vez, planejou e efetuou uma grande operação. Estendeu, portanto, os horários para atendimento ao público de norte a sul do país. Além disso, também abriu as agências aos sábados.

Estima-se, assim, que mais de 50 milhões de pessoas foram atendidas no período de 10 a 31 de julho de 2017.

Hoje, a medida provisória já foi  transformada na Lei 13.446/17. E, como mencionado, o prazo para saque dos retardatários (daqueles que ainda não sacaram), foi prorrogado.

Portanto desde que o trabalhador comprove o motivo do não comparecimento para o saque das contas inativas do FGTS, será possível resgatar o saldo.

Será importante apontar alguma doença impeditiva para o saque, comprovar possível cumprimento de pena de prisão ou algum tipo de restrição na sua liberdade. Isso, claro, dentro do período de 10 a 31 de julho de 2017.

Como fazer o saque?!

Para fazer o saque é só ir até uma agência da Caixa Econômica Federal munido do atestado médico ou certidão do órgão competente que comprove a doença impeditiva ou a situação de reclusão (prisão).

Em posse dos comprovantes mencionados, é só fazer o pedido. A solicitação poderá ser feita até 31 de dezembro de 2018.

Para verificar se tem conta inativa e o saldo que existe nela, o trabalhador deve utilizar o site da Caixa ou ligar para os seguintes telefones: 0800 726 2017 e 0800 726 0207.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

14 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

14 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

14 horas ago