Saque do FGTS - Imagem por Ricardo Matsukawa / VEJA.com / editado por Jornal Contábil
Neste mês de outubro o governo libera a penúltima rodada de saque do FGTS para aqueles que são adeptos do saque-aniversário. A modalidade permite o resgate parcial do saldo presente na conta vinculada ao fundo.
O resgate do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) através da referida modalidade é disponibilizado anualmente no mês de aniversário do cidadão até o segundo mês subsequente. Desta forma, todo ano, a pessoa tem um período de 3 meses para retirar a quantia.
Conforme o calendário da modalidade estabelecido pelo governo, quem já aderiu ao saque-aniversário e nasceu a partir do mês de agosto, pode realizar o resgate do saldo ainda este ano.
Contudo, cabe salientar que a adesão à modalidade pode ser realizada até o último dia útil do mês de aniversário. Assim sendo, nascidos de outubro em diante ainda podem integrar o FGTS aniversário.
Em tempos de pandemia, contar com dinheiro extra tornou-se bastante vantajoso para muitos trabalhadores. Ademais, a modalidade permite o saque desta quantia todo ano.
Contudo, é preciso se atentar a alguns aspectos. Neste sentido, o saque-aniversário não permite o resgate do valor integral presente no fundo, mas sim, um percentual que varia conforme o saldo da conta vinculada ao FGTS. Ademais, a partir de R$ 500,01 de saldo, a quantia que poderá ser sacada tem a implicância de um adicional, veja como isso ocorre:
Importante! Quem aderir ao saque-aniversário perde o direito ao saque-rescisão pago em uma eventual demissão sem justa causa, restando apenas a multa de 40% sobre o FGTS. Além disso, para retornar a modalidade de saque tradicional é preciso aguardar 24 meses, ou seja, 2 anos.
A adesão ao saque-aniversário pode ser feita de maneira prática e rápida. Basta acessar o aplicativo do FGTS (disponível para aparelhos Android e IOS), e buscar pela opção “Meu FGTS”.
Em seguida, clique em “Saque-aniversário” e leia e concorde com os termos e condições da modalidade. Feito isso, restará apenas aderir a modalidade.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…