Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Para os trabalhadores que ainda não retiraram o dinheiro do FGTS emergencial, poderá sacar até dia 31 de dezembro.
Na matéria de hoje vamos explicar como vai funcionar este saque emergencial, continue conosco e fique por dentro desse assunto.
FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ele foi criado com o objetivo de amparar o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Os empregadores depositam no início de cada mês em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada empregado.
O FGTS é a soma de todos os depósitos mensais e esse valor pertence ao empregado, que dependendo da situação ele poderá sacar todo o valor depositado.
Para quem ainda não sacou o FGTS Emergencial, felizmente ganhou um prazo a mais para fazer o pedido, esta nova data começou na segunda-feira,7 e vai até 31 de dezembro.
O saque emergencial foi criado com o objetivo de combater os impactos econômicos da pandemia do coronavírus.
A liberação do saque foi realizada em fases, de acordo com calendário que seguiu o mês de aniversário dos trabalhadores.
O valor foi depositado em poupanças digitais da Caixa, que foram criadas automaticamente e vinculadas ao nome de cada beneficiário.
Foi informado na semana passada, que cerca de R$ 7,9 bilhões do saque do FGTS que estavam nas poupanças digitais não tinham sido movimentados.
E com isso o dinheiro voltou para a conta do fundo de garantia de cada trabalhador no dia 30 de novembro, como já era previsto.
Para os trabalhadores que não movimentaram os valores, será possível acessar o dinheiro dentro do novo prazo que se encerra no dia 31 de dezembro.
Para isso realize uma solicitação pelo APP FGTS, com isso o saldo será transferido para a conta digital que foi aberta pela Caixa e estará disponível para movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
O valor poderá ser utilizado em transações eletrônicas, saque em espécie ou transferência, sem custo, para outras contas.
Vale lembrar que só depois da solicitação o trabalhador saberá o valor e a data para o saque do FGTS.
De acordo com a Caixa, durante todo o calendário, foi disponibilizados R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores.
Este saque Emergencial do FGTS como mencionamos acima, foi criado por meio de uma Medida Provisória 946/20 para amparar os brasileiros no enfrentamento da pandemia do novo corona vírus.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
É inegável que para a grande maioria dos brasileiros o que mais importa é conseguir…
Recentemente foram compartilhados boatos afirmando que a contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) aumentaria de valor,…
Anualmente a Receita Federal divulga as regras para o Imposto de Renda (IR) e milhões…
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…