Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil
Para quem ainda não conhece, a fibromialgia trata-se de uma doença, em geral, acompanhada por dores musculares em diversas partes do corpo. A síndrome ainda pode causar no portador, fadiga e alterações no sono, memória e humor.
Diante deste quadro, a pessoa pode acabar ficando incapacidade de exercer suas funções de trabalho. Sendo assim, pode ser que ela ganhe o direito de receber os chamados benefícios por incapacidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Caso o acometimento da doença tenha levado ao afastamento do trabalho, o segurado terá a possibilidade de receber, basicamente, dois benefícios da autarquia, sendo o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.
Sobre qual dos benefícios será concedido, isto será determinado conforme o tempo que a doença pode durar. Nesta linha, caso a incapacidade seja temporária, o cidadão recebe o auxílio-doença, todavia, se a condição for considerada permanente, será devido a aposentadoria por invalidez.
Vale ressaltar que ainda é preciso se enquadrar nos demais requisitos próprios de cada um dos benefícios em questão. Confira a seguir as regras de concessão, dos proventos pagos, mediante a incapacidade.
Auxílio-doença | Aposentadoria por invalidez |
Comprovar por meio da perícia médica, a incapacidade temporária devido a doença | Comprovar por meio da perícia médica, a incapacidade permanente devido a doença |
Estar afastado a 15 dias das funções de trabalho | Possuir qualidade de segurado |
Possuir qualidade de segurado | Atender a carência mínima de 12 contribuições mensais |
Atender a carência mínima de 12 contribuições mensais | – |
Importante! Vale dizer, que na realização da perícia médica do INSS, é essencial apresentar documentos que comprovem a condição, tais como: Atestados médicos, laudos, relatórios, exames, receitas de medicamentos, entre outros.
De imediato, cabe esclarecer que caso não haja nenhuma contribuição junto a Previdência Social, não é possível receber os referidos benefícios. Contudo, cidadãos de baixa renda, nessa situação, podem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
O BPC, basicamente concede pagamentos mensais no valor de um salário mínimo a idosos com 65 anos ou mais, ou portadores de deficiência de qualquer natureza (física, mental, intelectual ou sensorial).
Apesar de não exigir as contribuições previdenciárias, o BPC, somente é concedido mediante ao atendimento dos seguintes requisitos:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…