Trabalhadores com fibromialgia poderão ser dispensados dos prazos de carência para acesso ao auxílio-doença e à aposentadoria por invalidez.
O benefício está previsto no Projeto de Lei 4.399/2019, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (9). O texto recebeu voto favorável do relator, senador Irajá (PSD-TO). Agora, a matéria será avaliada pelo Plenário da casa.
A fibromialgia é uma doença silenciosa e não detectável em exames laboratoriais que causa geralmente dor muscular generalizada e sensibilidades.
Muitas vezes é encarada como um transtorno apenas psicológico mesmo quando as dores constantes gerem até depressão no doente. O quadro é ainda pior quando o doente sofre com a descrença e desconfiança de quem está ao seu redor, ou que duvidam da veracidade de sua condição.

A fibromialgia causa ainda fadiga, falta de disposição e energia, alterações do sono que é pouco reparador, síndrome do cólon irritável, sensibilidade durante a micção, cefaleia, distúrbios emocionais e psicológicos, por exemplo.
Não é possível diagnosticar a doença com uma radiografia ou exame de sangue por exemplo, contudo, pode ser diagnosticada pelos sintomas relatados e por um exame físico, que identifica os pontos dolorosos no corpo, o que muitas vezes causa embaraços para seu reconhecimento como doença incapacitante em perícias no INSS.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original www.ribeirojunioradv.com
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp