Se você ainda acredita que o processo de venda termina com a entrega do produto para o seu cliente, chegou a hora de rever os seus conceitos.
Qualquer empresa de sucesso se preocupa ainda com uma última etapa, que ajuda a completar o que chamamos de ciclo de vendas: a fidelização.
Em outras palavras, é fundamental garantir que esse cliente volte a fazer negócios com a empresa.
Além de promoverem a empresa espontaneamente no famoso marketing boca a boca, clientes fidelizados costumam gastar muito mais do que os novos, apresentando menos resistência para consumir novos produtos ou serviços.
Quer descobrir como fidelizar clientes e melhorar os seus resultados? Então você veio ao lugar certo.
Confira, a seguir, algumas estratégias de fidelização!
Pode ter certeza: a fidelização começa no atendimento ao consumidor.
Afinal, que cliente não valoriza um bom atendimento, conseguir produtos e serviços mais baratos com a mesma qualidade ou lidar com uma empresa que realmente se preocupa em resolver seus problemas?
Para conseguir melhorar o atendimento, é fundamental investir em treinamentos, mas seus esforços não devem parar por aí.
É muito importante contar com ferramentas internas de gestão dos clientes para oferecer um atendimento personalizado, por exemplo, como o CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Para entender como fidelizar clientes, é preciso apostar em estratégias de marketing, mas, antes disso, é fundamental conhecê-los profundamente.
Já falamos que o CRM pode ser uma poderosa ferramenta para reunir informações sobre a clientela e gerir cada um dos seus passos no funil de vendas.
Essas informações precisam ser avaliadas constantemente tanto pelo gestor do negócio, quanto pelas equipes de marketing e de vendas.
Assim, todas as pessoas empenhadas em melhorar os resultados estarão cientes do perfil do cliente e podem realizar as abordagens mais apropriadas.
Muitas empresas apostam nos programas de fidelização como uma forma para conquistar os clientes.
A ideia é simples, mas muito eficaz.
Basicamente, trata-se de um programa de pontos.
A cada compra feita, pontos são acumulados, que podem ser trocados por produtos, descontos ou brindes promocionais.
Nesse sentido, utilizar uma plataforma de gestão e controle financeiro como o Flua pode ajudar a conhecer melhor o perfil de cada cliente e sua assiduidade de compra através do Cadastro de Clientes.
Além de ser, por si só, uma excelente forma para impulsionar as vendas e fidelizar o cliente, os programas de fidelização também oferecem uma experiência interessante para o consumidor, afinal, se trata de uma gamificação do consumo.
Por fim, é fundamental que o gestor realize ações de marketing específicas para a fidelização.
Hoje, com o marketing digital, novas portas foram abertas para a divulgação e a aproximação com a clientela.
Uma delas são as redes sociais, que possibilitam um contato próximo e uma interação que podem gerar bons resultados.
Outras ações, como links patrocinados e o marketing de conteúdo também apresentam excelentes resultados quando o assunto é a fidelização.
Portanto, conclua todas as etapas anteriores e defina com clareza qual será a melhor abordagem de marketing para conquistar a fidelização!
Agora que você entendeu como fidelizar clientes, que tal contar pra gente quais estratégias você utiliza atualmente? Compartilhe suas experiências nos comentários e participe!
Fonte: FLUA
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