Imagem: gov
O Bolsa Família é um dos principais benefícios sociais ofertados pelo Governo Federal, e contempla atualmente, mais de 20 milhões de famílias em todas as regiões do Brasil. O benefício é voltado para quem está em situação de extrema pobreza, ou seja, em vulnerabilidade social, e é pago todos os meses com um valor fixo de R$ 600.
No entanto, desde que voltou a vigorar neste ano, em substituição ao Auxílio Brasil (que havia sido instituído em 2021), o programa social acabou realizando algumas modificações para a concessão do benefício. Isso porque, de acordo com o Governo Federal, foram encontrados diversos cadastros irregulares, que acabaram tendo o auxílio financeiro bloqueado.
Leia também: Bolsa Família Em Agosto Vai Aumentar O Valor? Veja As Datas
Muitas dessas pessoas conseguiram reaver o benefício, por meio de atualização cadastral no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é o banco de dados usado pelo governo para a concessão de diversos benefícios sociais.
A lista de pessoas aptas a receberem o Bolsa Família, é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Todos os meses, essa pasta é responsável por realizar um cruzamento de dados de cada um dos beneficiários em parceria com o Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência).
Nestas ocasiões, são verificados se os critérios de elegibilidade do Bolsa Família estão sendo cumpridos, para que o benefício continue ou não, sendo concedido. Por conta disso, os cidadãos que estão desenquadrados das normas para receber o Bolsa Família, passarão a não contar com os valores do programa social a partir deste mês de agosto.
Leia também: Bolsa Família Poderá Ser Pago Com Real Digital. Confira!
O Bolsa Família é um direito de famílias em situação de vulnerabilidade social, que possuem renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Além disso, o programa também conta com outras regras que devem ser cumpridas, como: acompanhamento do calendário de vacinação, acompanhamento do estado nutricional de crianças de até 7 anos, frequência escolar mínima para crianças e adolescentes, manter o CadÚnico atualizado a cada 24 meses, e por fim, realização do acompanhamento pré-natal em casos de famílias com pessoas grávidas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…