Um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais vem causando muita confusão e desinformação. De acordo com a mensagem, um Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional teria determinado o fim das auto escolas em 2024.
Mas até onde isso é verdade? Confira no post a seguir o que existe de concreto em torno dessa informação.
Leia também: Fim das autoescolas e gratuidade da CNH no Brasil? Fique Atualizado sobre o Tema
O que diz o Projeto de Lei
Na realidade o que existe é um Projeto de Lei. Trata-se do PL n° 4474/20 do deputado Kim Kataguiri (UNIÃO/SP) que encaminhou um requerimento de urgência para o Projeto de Lei 4474/2020, de sua autoria, propondo uma alteração significativa no processo de obtenção da CNH.
A proposta possibilitaria aos candidatos às categorias A e B da habilitação optar por se prepararem para os exames sem a obrigatoriedade de frequentar um curso em autoescolas.
Atualmente, obter uma CNH requer um investimento médio de mais de R$ 3 mil, mas o deputado Kataguiri está defendendo a eliminação da obrigatoriedade das aulas práticas ministradas por autoescolas.
Todavia isso não seria a extinção das auto escolas. De acordo com o parlamentar, seria a introdução de um novo modelo em que a auto instrução se torna uma opção viável.
Sob essa proposta, os órgãos de trânsito seriam responsáveis por disponibilizar material didático digital para o exame teórico, sem custos, enquanto instrutores independentes credenciados poderiam oferecer aulas práticas.
Fake News
Portanto, a informação de que as autoescolas acabarão em 2024 é falsa e vem circulando nas redes sociais como um boato sem fundamento. As autoescolas não acabarão em 2024. A informação é falsa e não há nenhuma previsão de mudança no sistema de ensino de trânsito no Brasil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp