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Fique Sabendo: As novas tendências da Contabilidade para 2021

Todas as pessoas que estão estudando ou já se formaram em Contabilidade sabem que o processo de treinamento e aperfeiçoamento profissional é constante. E, é claro que, para se destacar como um profissional atualizado e dinâmico, é fundamental conhecer as últimas tendências da profissão, que está ligada diretamente à saúde das empresas.

Graças aos avanços tecnológicos, é possível oferecer mais credibilidade, dinamismo e rapidez no atendimento ao cliente. E, para quem pensa que as tendências da Contabilidade se resumem à tecnologia, não. Há muito mais propensões na área e o Portal Dedução listou algumas.

Computação em nuvem: a maioria das empresas de Contabilidade já oferecem seus serviços on-line, sem ter que instalar nada ou comprar servidores. Não há mais necessidade de adquirir licenças de bancos de dados, nem de possuir pessoal especializado para configurar tudo. Agora, em vez de comprar um software, o profissional da Contabilidade utiliza os programas diretamente no site do provedor e paga por assinatura, como se fosse um serviço de TV a cabo, internet ou telefonia, o que reduz custos e simplifica processos.

Integração de sistemas: hoje, estão à disposição do contador os programas para gestão corporativa chamados de ERP (do inglês Enterprise Resource Planning), que oferecem inúmeros recursos, como: planilhas e relatórios financeiros precisos; acompanhamento do fluxo de caixa; inventários em tempo real; geração de dados confiáveis; e integração dos vários setores da empresa.

Investimentos nos empreendedorismo digital: segundo a consultoria Ebit|Nielsen, o comércio online cresce cinco vezes mais que o presencial no mundo. Além do crescimento dos e-commerces e serviços digitais, aplicativos e até mesmo vendas feitas nas redes sociais são tendências para os anos seguintes. Outra inovação no setor do empreendedorismo digital são as startups “techs”, que são os negócios com foco em soluções desenvolvidas com apoio de tecnologias de cada setor.

Robôs contadores: trata-se de produtos voltados para gestão contábil e financeira das organizações. Na prática, eles fazem o trabalho “burocrático” da Contabilidade, deixando para o profissional as questões relacionadas à alavancagem, gestão e organização das empresas. A Roit, por exemplo, dispõem de softwares com base na inteligência artificial, que funcionam do seguinte modo: eles cruzam o histórico de fluxo contábil das empresas com o complexo sistema tributário brasileiro e fazem a interpretação do documento para direcionar o pagamento correto.

Para o próximo ano, está previsto o lançamento de dois novos produtos: o Roit Bank e o Roit People – que representam novas frentes de atuação da empresa e a caracterizam como accountech [Trata-se de uma junção da palavra “accounting”, em inglês, Contabilidade, e “tech” de tecologia]. Na prática, são soluções que vão ao encontro de uma tendência que Lucas Ribeiro vem antecipando há um tempo: a de que escritórios e profissionais contábeis, devem atuar cada vez mais como gestores financeiros, estratégicos e de recursos humanos nas empresas, e não apenas como meros executores de processamentos contábeis. “O Roit Bank funciona como um ‘banco que contabiliza’.

O Roit People cuida da gestão e relacionamento com os recursos humanos da organização”, ilustra Ribeiro. Com isso, ele assinala que as empresas passam a se dedicar ao planejamento e decisões estratégicas a partir de números confiáveis e diários, e não mais a partir de uma contabilidade “espelho retrovisor”, arcaica, atrasada e ineficiente.

Escrituração: desde que o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, da Receita Federal, passou a permitir que os contribuintes cumpram suas obrigações fiscais por meio digital, sem a necessidade de preencher e entregar documentos impressos aos órgãos competentes, muita coisa mudou. Há muito pequenos e médio empresário por aí que acredita que, devido aos programas do governo serem autoexplicativos, eles podem assumir processos e tarefas contábeis por conta própria. Por isso, os profissionais de Contabilidade precisam usar a criatividade e agregar novos valores aos serviços oferecidos à clientela.

Economia: o que antes era considerado “mão de vaca”, no termo popular, hoje é palavra de ordem nas empresas e escritórios contábeis.

Da Redação do Portal Dedução

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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