Os tradicionais 4 Ps do marketing já são conhecidos por muita gente. O marketing mix, teoria adaptada por Jerome McCarthy das ideias iniciais de Neil Borden, é um poderoso instrumento para estruturar as ações de uma empresa.
Na web, não seria diferente. O marketing digital tem como proposta melhorar a comunicação e o alcance aos consumidores deste mercado, que se diferencia pela rapidez da mudança de tendências e preferências, mas que não deixa de lado a necessidade de teoria e planejamento, tanto quanto um negócio físico. Os 8 Ps do Marketing Digital vêm então como a rota, contínua e cíclica, de estratégias voltadas para a plataforma digital. Confira cada um dos Ps e suas aplicações a seguir.
1P – Pesquisa:
Estudar o comportamento dos consumidores, analisar suas buscas online e direcionar a empresa para um público alvo específico.
2P – Planejamento:
Com os dados sobre o perfil do consumidor e o que ele está buscando em mãos, é hora de planejar a sua empresa para chegar até esse grupo de clientes.
3P – Produção:
Fazer os preparativos de comunicação, tecnologia, estruturas e afins para realização prática da estratégia planejada.
4P – Publicação:
Ativa o projeto, agora é a hora de colocá-lo em prática e iniciar mais algumas etapas.
5P – Promoção:
Elaborar e disseminar campanhas promocionais nos veículos de comunicação da web, como redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, etc.
6P – Propagação:
Incentivar os consumidores a propagarem as campanhas e torná-las um meio autônomo de expansão do negócio, com os ‘virais’ da internet. Além de alaborar estratégias de atendimento, pós-venda, diferenciais que adicionam novas oportunidades para que o seu negócio se espanda e seja comentado, avaliado, relevante ao seu público.
7P – Personalização:
Fidelizar clientes tem a mesma importância de captar clientes novos. Focar no relacionamento com o público que já conhece a empresa é o sétimo passo dos 8 Ps. Através de um pente-fino utilizado para refinar ainda mais a comunicação de forma a se tornar específica e objetiva ao seu público, cada vez mais.
8P – Precisão:
Estudo dos resultados atingidos até aqui. Analisar o que deu certo e o que pode ser melhorado é o passo final do ciclo. Porém é também o Start para um novo clico 8Ps com mais qualidade, voltando então a pesquisa mais profunda, ao planejamento baseado em dados já coletados do próprio mercado e das atividades anteriores, realiza então a produção do novo planejamento, coloca a estratégia em prática, realiza a propagação desse novo planejamento, estrutura melhor enquanto ainda ativo e por fim, mensura os resultados novamente e o ciclo volta a se preparar para um novo start.
Os 8 Ps do Marketing Digital formam um método totalmente dirigido ao mercado da web, que tem como características próprias a maleabilidade e fácil adaptação. Estar atento às tendências, gostos e opções dos consumidores constantemente é primordial. Apesar de não ser uma garantia de sucesso absoluta, a tática dos 8 Ps dá uma clara visão do mercado e se torna um guia útil para poder estar sempre a frente dos concorrentes e ser um ícone do mercado pra seus clientes. (Com informações do Blog EmpíricaSpecialists)
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