MEI

Formas de conquistar clientes da sua região como consultor de marketing MEI

É muito importante saber como conquistar clientes da sua região como consultor de marketing MEI.

Isso porque qualquer agência de SEO sabe que trabalhar com empresas regionalmente próximas tende a trazer bons resultados para um consultor, que pode fazer seu trabalho de maneira mais presente e com potencial de resultados maior por uma série de motivos.

Para começo de conversa, a proximidade do consultor com a sede da empresa permite visitas constantes para monitorar o trabalho, trocar informações e receber um contexto que só dá para receber no presencial.

Muitas pessoas até fazem um bom trabalho à distância (e, nessa pandemia, só assim mesmo para trabalhar), mas a presença física pode trazer resultados muito significativos.

Além disso, o fato de conhecer o âmbito local da empresa, entender detalhes regionais da estratégia, aumenta consideravelmente as chances de sucesso.

No entanto, o difícil é saber como conquistar clientes da sua região como consultor de marketing MEI.

Quer saber como conseguir achar mais clientes próximos? Siga a leitura do artigo abaixo!

5 dicas de como conquistar clientes da sua região como consultor de marketing MEI

1. Invista em SEO local

Se você quer conquistar clientes próximos, precisa fazer o trabalho básico para isso. Afinal, não adianta vir com o papo de que em casa de ferreiro, o espeto é de pau. É vital que você tenha uma estratégia local para poder atrair seus clientes.

De certa forma, a estratégia funciona como um portfólio que mostra suas habilidades. Afinal, a pessoa decidiu por contratar você, não é mesmo?

Invista, nesse caso, em palavras-chave e conteúdos que sejam focados no SEO local, que sejam relevantes para as pessoas próximas e que garanta que os empresários próximos de você vão conhecê-lo caso precisem.

2. Monte um portfólio focado em resultados

Não adianta perder muito tempo com conversa fiada na hora de apresentar uma proposta para um cliente local.

Não há muito tempo para perder discutindo a natureza do marketing.

Por isso, é vital montar um portfólio que seja focado em resultados e que comunique logo aquilo que é importante: seu talento, seus resultados e seu método de trabalho.

Mostre o que você já fez, onde já fez e como mudou clientes.

Evite discutir a situação e mostre o que você é capaz de fazer para que o cliente especule até onde pode chegar com o seu apoio.

3. Proponha uma avaliação grátis

Talvez seja difícil fazer os clientes saírem da “casinha”, especialmente em um cenário em que a situação econômica não vai muito bem, como o atual.

Nesses cenários, não é toda empresa que tem verba para investir, especialmente no âmbito local.

Por isso, nessas horas, proponha um benefício grátis para atrair as empresas que você busca. Por exemplo, ofereça uma avaliação gratuita da sua consultoria para mostrar o seu valor.

Essa estratégia não é usada por muita gente que afirma que isso desvaloriza o produto ou serviço, mas na verdade é justamente o contrário.

Poder experimentar o produto traz uma sensação maior de valor, o que é muito útil para o consultor.

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Por isso, proponha essa avaliação gratuita como uma forma de angariar leads e esquentar o público. Afinal, o público quente e informado tende a converter mais facilmente.

4. Invista no marketing de recomendação

Para consultores, especialmente os que trabalham com o público local, o marketing de recomendação é essencial.

Com ele, é possível obter indicados de atuais clientes para conseguir novos.

Essa estratégia é particularmente útil em um ambiente local porque é normal que os empreendedores de uma determinada cidade se conheçam.

Especialmente se for uma cidade pequena ou com associações profissionais.

Assim, vale a pena criar uma proposta de valor por recomendação para que os seus atuais clientes indiquem os seus serviços para amigos e conhecidos.

Isso ajudará o consultor a ter novos clientes em pouco tempo.

5. Faça assessoria de imprensa e guest posts

Outra estratégia que funciona bem no segmento local é a assessoria de imprensa e os guest posts.

Esse tipo de conteúdo deve ser publicado em portais, jornais e revistas de grande circulação na cidade ou na região.

Esses conteúdos chamarão a atenção dos empreendedores da área, o que permitirá arranjar novos clientes locais e a trazer maior faturamento para a sua atividade de consultoria de marketing.

Isso é especialmente útil caso os conteúdos sejam trabalhados com um link para o seu site, o que aumentará sua autoridade no Google.

E aí, aprendeu como conquistar clientes da sua região como consultor de marketing MEI? Lembre-se de que o fato de você trabalhar sozinho, sem o apoio de uma agência completa por trás, não quer dizer que não é possível conquistar esses clientes que você tanto deseja.

É claro que, se faltam recursos, é preciso compensar em outras áreas, como criatividade e dedicação.

No entanto, dá para competir e criar seu nome localmente.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário abaixo dizendo qual a sua favorita!

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Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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