Franquia ajuda empresas a pagarem menos impostos

 

Os irmãos Brugnara ajudam as empresas a pagar menos impostos

 

As regras sobre impostos no Brasil são complexas, e isso virou uma oportunidade de negócio para dois irmãos. Eles conseguiram unir as áreas de direito e contabilidade para oferecer às empresas a chance de pagar menos impostos. O negócio funciona também em formato de franquia, por R$ 9.000.

Com um escritório de advocacia, Magnus, 37, e Wander Brugnara, 42, costumavam atender empresas. Migraram para a área de consultoria e perceberam que nas empresas falta comunicação entre as áreas jurídica e de contabilidade.

Em 2004, abriram a Tributarie, responsável por fazer um pente-fino nas empresas para descobrir se pagaram algum tipo de imposto indevido nos últimos cinco anos. Esse serviço pode ajudar as empresas em um momento de crise, por exemplo, quando estão com o caixa apertado, diz Magnus.

“A legislação é muito dinâmica, por isso verificamos para as empresas se há alguma oportunidade de créditos tributários”, afirma Magnus. Os honorários só são cobrados se houver algum dinheiro a retomar.

A empresa não informa investimento inicial, faturamento nem lucro.

Franquias e licenciados

Em 2015, a Tributarie já tinha um trabalho padronizado e um modelo de negócio, mas queria ter mais clientes. “Precisávamos focar no operacional, mas faltava o comercial. Por isso, no ano passado decidimos abrir franquias”, conta o sócio.

Eles oferecem seus serviços em 200 unidades no país –são oito franquias e as demais, pontos de vendas com profissionais licenciados.

Os franqueados se dedicam exclusivamente ao modelo de consultoria da Tributarie. Os licenciados oferecem outros serviços, além da consultoria tributária. Eles captam os clientes e a empresa faz os cálculos em até 30 dias.

O investimento inicial é de R$ 9.000, mais uma taxa mensal de R$ 1.800 para os franqueados. Eles recebem 50% do que a Tributarie fatura com o cliente. Para os licenciados, a mensalidade é de R$ 500, com uma taxa de retorno de 35%.

A rentabilidade começa, em média, aos três meses do negócio e o lucro é de cerca de R$ 20 mil, segundo a empresa.

Complexidade é o sucesso do negócio

Para Arnaldo Marques, professor dos MBAs da FGV (Fundação Getulio Vargas), a complexidade das regras tributárias ajuda o negócio. “O Brasil é uma fonte inesgotável de oportunidades nessa área, pois nosso sistema é o mais complexo do mundo e muda o tempo todo. Por isso, as empresas acabam precisando de uma consultoria”, diz.

A área de direito possui concorrência intensa; por isso, inovar e criar valor com um serviço diferenciado é vantajoso, na opinião do professor de educação empreendedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Alexandre Nabil Gobril. Além disso, o especialista diz que a decisão de cobrar apenas se houver créditos tributários aumenta a chance de o negócio dar certo.

Cuidado para não ‘queimar o filme’

Marques explica que é preciso avaliar também quem contrata o serviço. “Há clientes de alto risco que podem não querer pagar impostos ou que usam práticas ilícitas”, diz. Para ele, a consultoria precisa sempre colocar sua reputação em primeiro lugar. “Às vezes, a empresa está envolvida em algum escândalo. A consultoria não tem culpa, mas só por atender o cliente fica comprometida.”

Gobril afirma que é preciso fazer uma pesquisa para verificar o tamanho do mercado e o número de possíveis clientes. “Tudo que é novo tem potencial de lucratividade, mas é preciso saber se tem demanda para esse serviço.”

Onde encontrar:

Tributarie: www.tributarie.com.br

Matéria: Uol

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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