Araguari

Fraude: 70 são denunciados por venda de café

Investigados em uma ação que desmantelou um esquema milionário de sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), foram denunciados pelo Ministério Público de Londrina. Segundo o MP, eles compravam e vendiam de forma interestadual, café em grão em um esquema de fraude.

Ao todo, 70 pessoas investigadas na Operação Expresso, deflagrada em março foram alvo da denúncia. Entre eles, estão empresários e empregados ligados à torrefação e ao transporte de café e corretores de café. São 91 crimes denunciados, que vão de organização/associação criminosa a falsidade ideológica.

A princípio, a Receita Estadual do Paraná identificou um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 51 milhões, mas ainda apura os valores exatos. 

Segundo as investigações, os atacadistas ou as torrefadoras paranaenses, compravam café em grão de cooperativas e empresas de Minas Gerais e do Espírito Santo e usavam empresas “noteiras”, que empresas que fornecem de forma ilícita notas fiscais falsas. 

Depois, o café era comprado no mesmo estado, simulando uma operação interna, para fraudar o recolhimento do ICMS. Em seguida, outra empresa “noteira”, situada no Estado de São Paulo, emitia nova nota fiscal com conteúdo idêntico à emitida pela “noteira” mineira ou capixaba, para justificar o transporte até o Paraná, que era o destino final das mercadorias. A intermediação da compra era feita por corretores de café. 

As fraudes sonegavam ICMS e também a geração de créditos irregulares aos seus destinatários finais (pelo princípio da não cumulatividade do ICMS). Esses créditos eram utilizados posteriormente para abatimento de valores do imposto devido, causando prejuízos milionários aos cofres públicos.

A operação


A Operação Expresso foi resultado da cooperação entre o Ministério Público do Paraná, a Polícia Civil (por meio do núcleo de Londrina da Divisão de Combate à Corrupção) as Receitas Estaduais do Paraná e de Minas Gerais e a Receita Federal. As investigações, que levaram perto de dois anos, desmantelaram um esquema milionário de sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) decorrente da aquisição e comercialização interestadual de café em grão.

Prosseguem também as investigações para levantar a existência de outros integrantes da organização criminosa e de outros crimes.

Com Rede Tarobá

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

1 hora ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

2 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

2 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

2 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

2 horas ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

2 horas ago