Imagem: towfiqu999 / freepik
Em outubro, o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian registrou 837.419 casos de fraude contra consumidores e empresas no Brasil, equivalendo a uma ocorrência a cada 3,2 segundos. Isso representa um aumento de 2,3% em comparação com setembro.
O setor mais impactado foi o de bancos e cartões, respondendo por 50,2% das ocorrências, enquanto o setor de serviços foi o menos visado, com 28,2%.
A Serasa Experian apontou que o crescimento nas tentativas de fraude nos últimos meses do ano está associado ao aumento nas compras e no uso de crédito. Muitos criminosos buscam roubar identidades para solicitar empréstimos e abrir contas bancárias.
A prevenção de fraudes é considerada uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades regulatórias.
A Serasa Experian destaca a importância de ferramentas eficazes, como medidas de segurança e autenticação em camadas, que envolvem tecnologias como biometria facial, verificação de documentos, dispositivos e identidade, como a melhor opção para proteger informações pessoais e financeiras.
Os consumidores com idades entre 36 e 50 anos foram os mais visados pelos fraudadores, representando 35,8% das vítimas, enquanto aqueles com até 25 anos tiveram a menor incidência, com 7%.
Leia Também: Golpes Digitais Aumentam 35% Em 2023
Em outubro, todas as unidades federativas do Brasil registraram aumento nas ocorrências fraudulentas. A região Norte se destacou, liderando o ranking com as maiores variações em estados como Rondônia (3,1%), Amazonas (2,7%), Acre (2,7%), Tocantins (2,6%) e Roraima (2,6%). São Paulo teve a maior participação, respondendo por 28,8% das investidas criminosas, totalizando 241.379 casos.
O indicador também revelou que ocorreram 3.866 investidas fraudulentas a cada um milhão de habitantes no Brasil.
O Distrito Federal liderou o ranking entre as unidades federativas, com 6.376 casos, seguido por Santa Catarina (5.445) e Paraná (5.251).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…