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funcionalidades do software de controle de vendas para maior lucratividade

A automatização de processos é imprescindível para focar em atividades cotidianas que fazem com que empresas se desenvolvam. Softwares de controle de vendas são uma das soluções disponíveis no mercado quando o objetivo é otimizar toda a operação que envolve a venda, e já são utilizados há alguns anos por empresas que processam um volume grande de atendimentos por mês. 

Mas concentrar todas as informações relacionadas às vendas em um só lugar não é uma alternativa somente para grandes corporações. As opções de pacotes de funcionalidades e até mesmo a simplicidade na utilização dessas ferramentas tem chamado a atenção também dos micro e pequenos empresários.

O aumento da produtividade é um dos principais benefícios que os softwares de controle de vendas proporcionam. A eliminação do trabalho manual poupa o tempo dos vendedores, além de diminuir a possibilidade de erros que causam retrabalho. Um exemplo de situação que é evitada ao utilizar esse tipo de solução é a venda de produtos indisponíveis. A integração entre frente de caixa (PDV) e estoque elimina a possibilidade de enganos.

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Consolidar todas as informações em um mesmo ambiente também agiliza o compartilhamento de dados entre colaboradores de setores diferentes. Aliar referências sobre o comportamento de clientes reais com resultados apurados na baixa automática no financeiro é algo que se pode fazer em poucos minutos ao apostar nessa ferramenta de trabalho.

Softwares de controle de vendas: 5 ferramentas úteis

Em junho, quase 2 mil buscas pelo termo “controle de vendas” foram feitas no Google, de acordo com a Semrush. 

O primeiro desafio para quem nunca utilizou uma ferramenta para controlar vendas geralmente é a escolha do plano ideal dentre as opções que o mercado oferece. 

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Visualizar quais são os gargalos que impedem ou atrasam a conversão, analisando a situação atual da empresa, é o primeiro passo. A partir deste diagnóstico, vale avaliar as funcionalidades a seguir: 

Gestão de clientes e oportunidades

Essa ferramenta permite que a empresa gerencie clientes e consumidores em potencial e identifique oportunidades de negócio ao longo do processo de vendas. 

Com ela, é possível monitorar todas as etapas do funil de vendas, classificando e armazenando os contatos de clientes e de pessoas que ainda não compraram, mas têm interesse nos produtos ou serviços oferecidos pelo negócio..

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Ao conseguir, de forma simples, identificar quais leads são mais promissores, fica mais fácil pensar em estratégias para aumentar a taxa de conversão e a fidelização de clientes. Além disso, o atendimento personalizado faz com que os clientes se sintam especiais para a marca.

Controle do desempenho dos vendedores

A ferramenta também fornece insights sobre o desempenho da equipe de vendas e identifica pontos de melhoria. Esses dados podem se transformar em insumos para um treinamento dos profissionais, por exemplo.

Automação de vendas

Automatizar trabalhos que antes eram realizados manualmente ajuda a poupar tempo e recursos. Ferramentas de automação para vendas se propõem a reduzir o número de erros no processo, o que acaba por melhorar a experiência do cliente.

Tarefas como criação de propostas, geração de contratos, registro de vendas e análise de métricas, quando feitas de forma automatizada, dão liberdade para que a equipe de vendas concentre-se em atividades estratégicas e em construir um relacionamento mais próximo com o cliente.

Análise e relatórios de vendas

Essa funcionalidade, que inclui a coleta, organização e interpretação de dados de vendas, ajuda a entender a saúde do negócio e identificar oportunidades de melhoria.

A análise de vendas fornece uma visão do desempenho da equipe de vendas, incluindo informações como taxa de conversão, tempo médio de venda, ticket médio e outros indicadores de performance. 

A ferramenta também permite que a equipe de vendas avalie a eficácia de campanhas de marketing e determine a melhor estratégia de alocação de verbas. Nada como se basear em dados concretos para a tomada de decisões.

Integração e comunicação entre diversas áreas

Softwares de controle de vendas permitem que diferentes equipes se alinhem e compartilhem informações importantes, sem margem para erros ou esquecimentos. 

Enquanto vendedores obtêm informações importantes sobre o mercado, o time de marketing entende o comportamento dos clientes de sua empresa. Outros departamentos, como atendimento ao cliente, produção, logística e financeiro, também são essenciais para as vendas. 

Integrá-las a partir de softwares nas comunicações do dia a dia acaba criando uma experiência excepcional ao cliente. Dessa forma, ele recebe os produtos em dia e com as especificações corretas, e as empresas conseguem fazer um pós-venda de qualidade.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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