imagem por @annastills / freepik
A Pró-Sangue está em ritmo de solidariedade. A Fundação já deu início à sua campanha de pré-Carnaval, fazendo um convite para que as pessoas venham doar sangue antes de cair na folia.
Tradicionalmente, o Carnaval é um período que afasta inúmeros doadores dos hemocentros. Muitos aproveitam o feriado para viajar ou curtir os festejos nas ruas ou salões. Com isso, há o registro de acentuada queda na coleta de sangue. Por outro lado, a demanda de hemocomponentes aumenta por parte dos hospitais, em razão do maior número de acidentes nas estradas.
Mas a doação não pode parar. Afinal, a Pró-Sangue precisa garantir o abastecimento mais de 80 instituições de saúde da rede metropolitana de São Paulo. Além disso, os sangues O- e B- estão em estado de emergência (suficiente para menos de um dia), ao passo que os tipos O+ e AB- estão em alerta.
Leia mais: Acidentes com escorpiões aumentam 22% em São Paulo
Esse é o momento ideal para doar. Há muitas vagas livres no sistema de agendamento online da Pró-Sangue, que pode ser acessado pelo site www.prosangue.sp.gov.br.
Agende já sua doação. Vista sua máscara e salve vidas com esse simples gesto solidário.
Para quem preferir doar durante o feriado, veja a seguir como fica o funcionamento das unidades de coleta da Pró-Sangue.
Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
Leia mais: CVE do Estado de São Paulo alerta população sobre riscos da febre amarela no carnaval
Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados.
No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, é sempre bom consultar os pré-requisitos básicos à doação, para que não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. Não deixe de conferir também o horário de atendimento dos postos. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…