Imagem por @jcomp / freepik
Atualmente, a indústria esportiva detém entre 1,5% e 2% do PIB mundial, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, e tem atraído cada vez mais o olhar dos investidores e gerando fundos de investimento relacionados ao setor. Para ajudar a entender como funciona e quais são as possibilidades, a FIDD, grupo econômico de serviços financeiros que realiza administração, controladoria, custódia e distribuição de fundos de investimento, traz alguns dados e dicas do que é preciso entender antes de entrar no mundo dos fundos esportivos.
Segundo Pedro Salmeron, CEO e cofundador do grupo, em geral, são constituídos FIDC’s (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), com pelo menos 50% do patrimônio líquido aplicado em direitos creditórios.
Esse fundo permite o investimento em passes de atletas e jogadores, principalmente os de futebol; multas contratuais, geralmente acordadas entre profissionais e clubes esportivos; direitos de transmissão de jogos de campeonatos e competições oficiais em esportes como a Fórmula 1 e Vôlei, além da participação em ligas de campeonatos e até mesmo de clubes e times.
Entre as empresas ligadas ao esporte e que mais lideram os investimentos internacionais está a Champions League, a liga de futebol inglesa, seguida por equipes de países como França e Itália. Porém, são muitas modalidades esportivas disponíveis para investimento cabendo ao investidor pesquisar e se inteirar sobre qual a melhor movimentação no mercado e que mais se adequa ao seu perfil de investimento.
“Apesar de ser um assunto que envolve paixão e dinheiro, esse tipo de investimento exige uma estratégia pensada a longo prazo. Caso vá investir em futebol, um dos principais esportes no Brasil, uma dica muito boa é acompanhar o crescimento dos clubes, competições e performances dos atletas, e só depois apostar”, afirma Salmeron.
A FIDD quer trazer mais transparência e aplicar inovação efetiva para permitir o crescimento seguro e acelerado do mercado de capitais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…