Tecnologia

Gamificação: Entenda a nova estratégia para atrair clientes nas empresas

É inegável que a tecnologia dominou o mundo. Com isso, muitas áreas precisaram se adaptar para não perder os clientes e nem estar um passo atrás das empresas que usam o campo digital a seu favor.

Uma das estratégias usadas para tentar criar um diálogo entre empresa e consumidor foi a gamificação.

Gamificação nada mais é do que usar de características de jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando o conteúdo mais acessível e de mais fácil entendimento.

Ela serve, ainda, para treinamentos e atividades educacionais nas empresas ou instituições de ensino, a fim de manter os funcionários interessados e prender a atenção dos alunos através das ferramentas tecnológicas.

Aos poucos, a ideia de fidelização a uma loja ou marca mudou significativamente.

A ampla oferta de novidades no mundo empresarial e a quantidade absurda de informações recebidas por minuto, além da facilidade e agilidade das compras on-line, impedem contar com os mesmos clientes sempre.

Com a crise de saúde instaurada em 2020, foi necessário utilizar mais estratégias para unir o útil ao agradável: o consumidor e o meio digital.

Nessa, foi possível observar alguns exemplos importantes que utilizaram a gamificação para atração, como é o caso da Renner, que inaugurou uma unidade da loja dentro do jogo Fortnite, totalmente digital, assim como o Boticário também o fez em outro jogo.

O Doritos criou a parada do orgulho LGBT de forma virtual, levantando a bandeira da comunidade LGBTQIA+. Por meio da inovação, as empresas conseguem elevar a qualidade dos seus serviços e, consequentemente, conquistar novos clientes.

Um estudo realizado no Brasil, da Mlabs em parceria com a Social Media Week SP FuTeCH, mostra que a gamificação é a principal estratégia para 22% dos entrevistados em 2021.

A Ludos Pro, startup criada em 2018, fechou o ano de 2020 com um crescimento de 248% maior, comparado a 2019, usando da solução gamificada. Esse crescimento não para por aí.

Com um investimento alto, esse número tende a crescer nos próximos anos, trazendo novidades para a plataforma e melhorias na área tecnológica.

O Fortune Business Insights aponta que esse mercado pode atingir R$37 bilhões em 2027.

É claro que, antes de utilizar essa estratégia, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada do público-alvo das empresas e como ele se relaciona com os jogos, tornando tudo mais complexo que o marketing convencional.

Além disso, é importante criar soluções para tornar o processo mais satisfatório e eficaz, visto que não há um padrão específico para atingir o objetivo final.

Isso varia de empresa para empresa, do público-alvo, e da intenção que se visa garantir. O governo federal, inclusive, desenvolveu ações que já utilizam a tecnologia da gamificação.

Além de ser um meio de entretenimento, gera uma boa experiência para o cliente e um bom resultado para a empresa.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

13 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

21 horas ago