Foto: Divulgação/Nubank
Alguns clientes do Nubank estão sendo presenteados com BDRs e tornando-se “sócios” da instituição. Agora, os novos investidores querem saber se devem declarar o BDR do Nubank no Imposto de Renda e como fazê-lo.
Já adiantando: sim! Você vai precisar declarar esse pedacinho do Nubank e informar sobre esse investimento ao Leão, mas isso não quer dizer, necessariamente, que terá que pagar tributos à Receita Federal por isso.
A iniciativa da instituição que dá BDR aos clientes foi chamada de NuSócios e anunciada recentemente, em paralelo à oferta pública inicial de ações (IPO) do banco na B3.
De acordo com o NuSócios, quem tem conta bancária Nubank, está ativo e não é inadimplente pode receber de graça o certificado BDR – Brazilian Depositary Receipt – que equivale a 1/6 de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings. Assim, passa a “possuir” uma parte da empresa sem gastar nada a mais por isso.
Mas, atenção: NuSócios não são verdadeiramente sócios do Nubank! Afinal, não têm direito a voto e às tomadas de decisões da empresa, por exemplo.
Para entender mais sobre esse tema, o que são os BDRs dessa instituição financeira, quando e como declará-los no seu Imposto de Renda, continue a leitura.
Sim. No IR que será entregue em breve, no ano-exercício de 2022 (referente a 2021), não, salvo algumas exceções. Mas no próximo, com certeza!
Mesmo clientes Nubank que não ultrapassem o limite de renda estipulado pela Receita Federal deverão declarar o BDR em seu Imposto de Renda no ano que vem. E mais: BDRs estão fora da tabela de isenção tributária, o que significa que vendê-los pode gerar um lucro ao investidor, e esse montante é taxado na hora de prestar contas ao Fisco.
Está entre quem deve declarar ações no IR? Veja o que você precisa saber sobre como funciona o Imposto sobre BDR do Nubank:
Não esqueça das exceções!
Tem quem precise declarar o “presente” já na próxima entrega de documentação à Receita Federal: pessoas físicas que comprarem outros BDRs (inclusive do Nubank) diretamente na Bolsa de Valores e não possuírem na carteira somente o “presente” dado pela instituição financeira.
Quem tiver outros investimentos ou decidir realizá-los antes do encerramento do ano-calendário de 2021 também precisa declarar.
A boa notícia para quem aceitou o presente do Nubank é que você não vai precisar declarar o ativo no Imposto de Renda do ano-calendário de 2021! Isso porque o título ficará “bloqueado” por 12 meses e você só terá acesso ao investimento no final de 2022.
Mas como para toda regra há uma exceção, saiba que essa novidade só vale se você não comprar outros ativos da mesma categoria.
Se você adquirir BDRs de outras instituições ou até mesmo do Nubank, você deve declarar esses investimentos. Para isso, é só seguir o passo a passo:
E não se esqueça: esse é o procedimento apenas para declarar que você possui os ativos. Caso você venda os BDRs ou receba dividendos por conta deles, deve declarar o lucro ou prejuízo, ok?
Para declarar o lucro ou prejuízo com a venda do ativo, você deverá acessar a ficha de “Renda Variável” e escolher a aba de “Operações Comuns/Day Trade”. Feito isso, você deverá inserir os resultados líquidos de cada mês, ou seja, já com o desconto de quaisquer taxas.
Lembre-se que, no caso da venda de um ativo, você deve gerar um Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) para fazer o recolhimento mensal do imposto usando o aplicativo SicalcWeb no site da Receita.
Isso porque os tributos sobre vendas de ativos como os BDRs devem ser recolhidos todos os meses.
Já nos casos de recebimento de dividendos, basta abrir a ficha de “Rendimentos tributáveis recebidos de PF/Exterior” e clicar na aba “Outras informações”. A partir daí, você pode inserir os números manualmente ou importar os dados do seu carnê-Leão.
Qualquer BDR é um recebido, um certificado de depósito, considerado um investimento de renda variável. Quem o detém pode negociar um percentual de ações da empresa a qual ele representa na Bolsa de Valores.
Um “NuSócio”, portanto, terá a possibilidade de negociar o BDR do Nubank na B3, desde que o faça pelo menos 12 meses depois da data em que receber o certificado.
Assim como todo investimento, ele tem suas vantagens e desvantagens. Confira:
Diferentemente da cobrança de porcentagem sobre ações ou ETFs, a tributação de um Brazilian Depositary Receipt pelo Imposto de Renda é de 15% sobre os ganhos e vale mesmo para transações que sejam menores do que R$ 20 mil.
Saber como funciona a tributação sobre BDRs é essencial nesses momentos. Afinal, os mesmos tributos cobrados sobre outros investimentos do mesmo tipo também recaem sobre os que foram dados pelo Nubank aos seus clientes.
Quer ajuda para descobrir o que declarar no Imposto de Renda e se vale a pena aceitar o presente do Nubank ou já ganhou seu BDR e quer se preparar para declará-lo adequadamente e lucrar em cima dele? Fale com um especialista da Leoa!
Estamos atualizados sobre tudo o que acontece na Bolsa de Valores brasileira e temos informações exclusivas para ajudar cada um de nossos clientes e amigos. Experimente também fazer a sua Declaração de Imposto de Renda online e grátis.
Original de Leoa
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
É inegável que para a grande maioria dos brasileiros o que mais importa é conseguir…
Recentemente foram compartilhados boatos afirmando que a contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) aumentaria de valor,…
Anualmente a Receita Federal divulga as regras para o Imposto de Renda (IR) e milhões…
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…