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Toda empresa necessita de uma boa gestão em relação aos seus departamentos, sendo assim, o estoque é praticamente o protagonista e é considerado por muitos “pulmão das organizações”, principalmente as ligadas à distribuição de produtos. O risco existente nas operações são gigantescos, podendo ser observados em situações que façam o produto se tornar obsoletos ou então sofrido algum tipo de avarias/perdas.
A prática de gestão de estoque está ligada a uma série de preocupações, que para controlar são necessárias medidas de avaliação com base em indicadores e métricas para ajudar a ajustar comportamentos que tragam qualquer tipo de danos para os produtos e dessa forma, não ter a chance de forçar o descarte. Segundo Ronald Ballou, “A escolha de uma boa estratégia de logística exige o emprego de grande parte dos mesmos processos criativos inerentes ao desenvolvimento de uma boa estratégia corporativa. Abordagens inovadoras de estratégia de logística podem proporcionar vantagens competitivas”.
As buscas incessantes de melhoria para o processo de aprimoramento e gestão são automaticamente convertidos em benefícios, barateando o manuseio dos produtos e conduzindo as operações de vendas ao consumidor final, com um preço bem mais justo e competitivo, fazendo com que a empresa se torne uma grande vitrine atraindo diversas novas possibilidades de negócio e tendo a condição fazer cotações em maior escala com preços palpáveis, aumentando o giro de estoque e uma nova demanda atendendo cada vez mais clientes.
Dos maiores distribuidores aos menores, vale ressaltar o cuidado com as condições de acomodação dos produtos, pois muitos deles possuem prazos de validade ou até mesmo, uma fragilidade maior aos outros. A estrutura a ser utilizada pela empresa, deve ser de acordo com produto que pretende trabalhar, ou então estar preparado para acomodar qualquer tipo de produto, como por exemplo:
Existem vários métodos, conceitos e práticas para gestão de estoque que resolvem as problemáticas do dia a dia, fazendo com que a empresa tenha cada vez mais qualidade em seus serviços e produtos, vou falar sobre algumas práticas e como elas geram impactos com base em um bom controle.
É conhecido como análise ou conceito de Pareto, tem por objetivo criar categorias para os produtos correlacionando a um grau de importância dentro do estoque, dividindo em três partes estabelecendo assim a importância de 80% como A, 20% como B e C. Com essa análise, fica bem claro qual o produto tem mais valor agregado em estoque, não somente por preço de venda e sim por maior movimento, dando o entendimento que é imprescindível a existência deles no estoque. Todos os outros produtos, tem sua parcela de importância também e é importante tê-los, pois de certa forma, seus clientes compram eles.
Conhecido com espinha de peixe, esse método é muito útil para identificar problemas dentro dos processos adotados pela empresa, ele tem como premissa a organização das informações e para identificar as causas e efeitos durantes as atividades.
Esse método tem como base a previsão de atendimento ao seu mercado, fazendo com que você consiga ter uma base das quantidades necessárias para atender seus clientes, evitando compras emergenciais que aumentam muito os custos com as operações. Pode ser utilizado para prever as compras futuras de um produto ou então de todos estoque, sendo separadas em alguns métodos diferentes, sendo eles: Período Sazonal, Suavização Exponencial, Média Móvel.
Essa previsão é voltada para empresas que seu negócio seja extremamente sazonal adotando a análise diretamente referente ao período de crescimento ou declínio da demanda de anos anteriores para serem usados como base.
A única diferença entre a suavização e a média é que para calcular, será adicionado um peso para o período levado em consideração, por exemplo: a avaliação feita com base nos últimos anos terá menos peso que a dos últimos meses.
Para utilizar esse tipo de previsão, é necessário ter conhecimento sobre sua demanda e identificar se existe variação na execução das vendas. Sendo a demanda variável, pode ser feita a média móvel com base nos três últimos meses ou anos para projetar o próximo período.
O Giro de estoque tem por sua característica, trazer dados como quantas vezes o produto ou estoque teve necessidade de reposição, auxiliando no entendimento das futuras compras e ele pode ser alinhado a curva ABC, e deve ser realizado após o inventário, para que você consiga dados consolidados. Saber sobre o movimento que o seu produto está fazendo é fundamental para o gerenciamento do estoque.
Nacionalmente conhecidos como PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai) e UEPS (Último que entra, primeiro que sai), esses métodos podem ser utilizados de diferentes formas baseado na necessidade de agilidade do fluxo do estoque ou até mesmo fora dele. Um bom exemplo de como utilizá-los, é da seguinte forma:
Produtos que tem maior saída do estoque, sempre devem ser primeiro nas partes iniciais ou intermediárias do estoque e mantém assim, uma busca sempre pelo mais antigo em estoque para que ele tenha uma saída imediata.
Pode ser facilmente aplicado na parte de transporte, onde a mercadoria que vai sair por última, é acomodada primeiro dentro do veículo.
Esses são alguns métodos que certamente vão ajudar na sua prática de gestão de estoque, fazendo com que os custos sejam reduzidos, evitando rupturas e compras desnecessárias, maximizando os lucros e melhor fluxo de trabalho.
Se você deseja se aprofundar ainda mais neste assunto nós temos um Guia de gestão de estoque gratuito para para Distribuidoras, Indústrias e Importadoras, com algumas dicas que podem melhorar ainda mais o controle de estoque da sua empresa.
Fonte: Maino
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