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Gestão de estoques: Entenda a importância para o seu negócio

A sua empresa possuí estoque? Você mantém um gestão de estoques de qualidade? Neste artigo você poderá encontrar dicas de como fazer um bom gerenciamento do seu estoque. Veja quais são as 5 principais falhas no gerenciamento de estoque.
O que você irá ver:
- O que é gestão de estoques?
- Gerenciamento de estoque
- Benefícios
- 5 falhas no gerenciamento de estoque
- Métodos utilizados para gestão de estoques
- Conclusão
O que é gestão de estoques?
A sua empresa tem um estoque? Você consegue fazer a gestão adequadamente? Possuí um inventario? Essas e outras questões são fundamentais para planejar um estoque que atenda as necessidades da sua empresa.
Gestão de estoque é organizar e saber o que há no seu estoque, o que falta, o que sobra, o que se perdeu e o que pode vender. O planejamento do seu estoque é o seu principal meio de lucro pois através dele que saí suas mercadorias para vender.
Imagine que sua empresa segue no ramo de venda de produtos, você deve manter o estoque sempre atualizado conforme as demandas para que não perca dinheiro evitando que o caixa fique negativo no final do mês.

Gerenciamento de estoque
A dificuldade para o gerenciamento de estoque, é um dos muitos indicadores de perda de dinheiro. Isso devido a não saber o que pode ser vendido por estar sobrando ou faltando. Se faz o gerenciamento de estoque para ter o controle de todos os produtos da empresa.
Quando um estoque encontra-se organizado é possível identificar qual produto necessita repor e qual não é necessário comprar por um período.
“DICA”
Estoque parado: você tem uma grande demanda do mesmo produto parado no seu estoque? Melhor se livrar dele fazendo uma super promoção ou uma liquidação. Sendo assim, você abrirá espaço para entrar novos produtos no seu estoque e se livrando do que ficou parado.
Uma excelente maneira de organizar o seu estoque é dividi-lo em categorias, podendo ser elas:
- Ordem alfabética
- Ordem com frequência de saída
- Ordem com frequência de entrada
- Próximos de vencer
Benefícios
Vamos falar sobre as vantagens em ter uma gestão de estoques, quando você promove uma gestão de qualidade os benefícios tendem a aumentar na sua empresa.
Veja abaixo alguns dos benefícios:
Otimização dos processos
Tempo é dinheiro, se você perder tempo estará perdendo dinheiro! Quando você tem sob controle o estoque, é eliminado todo o trabalho de procura por produtos ou caixas. Otimizar por categoria separando cada coisa no seu devido lugar ficará mais fácil de acessar o que deseja.
Uma das maneiras mais utilizadas para o gerenciamento do estoque é o Checklist no próprio sistema da empresa, evitando a perca dos papeis e mantendo de fácil acesso para todos da empresa que trabalham nesse setor.
Evitando falhas
Quando você mantém um gestão de estoques de qualidade, você consegue evitar erros que podem prejudicar o seu negócio. Pode ser a falha mais simples que tiver mas se for recorrente poderá agravar ainda mais com o tempo colocando em risco o estoque ou até mesmo a empresa.
Lembre-se, que falhas podem acontecer mas não com frequência. Se for frequente pode prejudicar dados, financeiro da empresa e até mesmo espantar os clientes.
Evitando prejuízos
A gestão de estoques é sua aliada para evitar os prejuízos na sua empresa. Através dela você consegue acompanhar prazos, vencimentos, atrasos, pode identificar suas perdas e o que mais tem vendido nos últimos períodos.
É preciso ter claro qual o momento ideal de fazer a reposição do estoque e do que repor, para que não faça compras sem precisar. Uma dica é trabalhar em equipe com todos da empresa para uma melhor gestão de estoques.
5 falhas no gerenciamento de estoque
O gerenciamento de estoque requer habilidade e tempo. Por ser um espaço de movimentação diária dentro da empresa é comum que ocorra mudanças ao decorrer do dia. Manter atualizado os dados do estoque é fundamental para a organização e gestão do mesmo.
1. Falha na segurança do estoque
O estoque ou deposito como é conhecido popularmente é o local destinado a guardar as suas mercadorias, manter o local seguro é uma das medidas que pode ser adotadas para evitar o acesso de qualquer pessoa indevida ou até furtos.
Um dos métodos de segurança poderia ser:
- Câmeras de segurança
- Fiscal para o estoque
- Senha para o acesso
Lembre-se: sempre é melhor estar prevenido do que esperar acontecer para prevenir-se.
2. Armazenamento inadequado
O estoque é um local para armazenar suas mercadorias que serão vendidas. Você manter um armazenamento inadequado para os produtos, pode muitas vezes danifica-los ou gerar perca total. Imagine, um supermercado que não tenha sob controle a temperatura do seu estoque, todos os dias o supermercado terá de enfrentar com números negativos, percas e grandes prejuízos.
Para prevenir perdas, recomenda-se conversar com o fabricante para saber qual seria a temperatura ideal para o local, onde irá armazenar aquele produto.
3. Deixar de conferir
Para evitar equívocos é necessário conferir todas as mercadorias do seu estoque nas datas pré determinadas, para que assim seja declarado o que falta, o que sobra, o que precisa repor e o que está próximo do vencimento.
Lembre-se: É importante manter atualizado tanto o estoque físico quanto o estoque virtual.
4. Comprar sem precisar
Essa falha é uma das mais comuns de acontecer e ao mesmo tempo é uma das mais fáceis de serem evitadas. Isso porque basta apenas uma revisão no seu estoque, e uma sincronização de dados compartilhados entre todos os envolvidos no estoque.
Imagine que você compre uma grande quantidade x de produtos todos os meses e que nesse mês o mesmo produto vendeu menos do que o comum.
Você sem atentar-se a olhar para o seu estoque e compra centenas do mesmo produto. Isso não levará ao sucesso, mas sim ao prejuízo. Evite comprar o desnecessário!
5. Falta de planejamento
Essa última falha é o que mais acontece dentro das empresas, ausência de planejamento no estoque não influencia apenas na falta dos produtos. Influencia também no sucesso do seu negócio.
Ter um planejamento do que será comprado, o que será repostos e até mesmo o que não precisa ser comprado. O planejamento não para por aqui, você pode controlar as entradas e saídas de mercadorias do seu deposito para que fique ciente do que está sendo vendido e do que está sendo esquecido para uma melhor gestão de estoques no seu negócio.
Métodos utilizados para gestão de estoques
Existem métodos para uma boa gestão de estoques, abaixo você poderá entender cada uma delas. Esses métodos são um dos mais utilizados nas empresas atualmente.
PEPS – primeiro a entrar, primeiro a sair
Você já ouviu falar dessa maneira de gestão de estoques? É um método simples mas que as grandes empresas tem adotado cada vez mais.
Esse método visa em vender as mercadorias mais antigas primeiro, ou seja aquilo que acabou de chegar na empresa só será vendido quando o produto mais antigo já estiver saído da loja. Foi o primeiro a entrar, será o primeiro a sair. Esse método é utilizado muito em supermercados, distribuidoras e outros.
UEPS – último a entrar, primeiro a sair
Esse método é o inverso do primeiro, ou seja tudo que entrar por ultimo, sairá primeiro. Empresas que trabalham com produtos perecíveis não é recomendado utilizar esse método já que perde rapido.
Exemplos: frutarias, padarias e outros
Existem outros métodos que podem auxiliam na gestão de estoques da sua empresa, tais como just in time que seria no momento exato e o custo médio. É importante que você tenha um método de gestão de estoques na sua empresa para um melhor controle das mercadorias.
Conclusão
A gestão de estoques é fundamental para o controle e uma maior otimização do tempo na sua empresa. Estar ciente do que entra e do que saí é um controle que toda empresa deverá ter.
Cuidar do estoque para evitar gastos com mercadorias desnecessárias e repor o que realmente for necessário. Procure evitar erros na gestão de estoques como deixar de conferir, comprar sem precisar e entre outros.
Fonte: Marbo Contábil
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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025
Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.
Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.
Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.
O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025
Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:
- Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
- 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
- Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
- 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.
Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:
- Título de eleitor;
- Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
- Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).
Leia também:
- Como se adequar ao novo Consignado privado? Guia para empresas
- MEI, aprenda de maneira simples e fácil como enviar a sua declaração!
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- Imposto de Renda: como obter o informe de rendimentos do INSS?
- Imposto de Renda: Entenda que são rendimentos Isentos e tributáveis
Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?
- Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
- Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
- Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
- Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
- Obteve ganho de capital na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
- Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
- Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
- Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
- É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
- Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
- Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
- Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.
O que acontece se não declarar Imposto de renda?
Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.
Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.
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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios
Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.
Planejamento e Organização
A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
Quem Deve Declarar?
Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:
- Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
- Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
- Ganho de capital na venda de bens;
- Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
- Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
- Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
- Mudança de residência para o Brasil.
Vantagens da Declaração Pré-Preenchida
A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção
Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:
- Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
- Omissão de rendimentos (27,8%).
Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
Prazo e Prioridade na Restituição
A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.
Evite Multas e Problemas Fiscais
Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
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11 alimentos têm tarifa zero de importação. Confira a lista!!
Câmara de Comércio Exterior aprova redução a zero do imposto de importação para uma lista de produtos alimentícios.

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu nesta quinta-feira (13) reduzir a zero as tarifas do imposto de importação de 11 alimentos.
A medida, anunciada no dia 6 de março pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, em conjunto com outros ministérios, visa aumentar a oferta de alimentos e reduzir preços no mercado. A resolução entra em vigor nesta sexta-feira (14) e será publicada no Diário Oficial da União.
A decisão atende a uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para proteger famílias de baixa renda, que destina até 40% da renda à alimentação. O comitê, presidido pelo secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, avaliou que a redução tarifária aumentará a disponibilidade de produtos essenciais, minimizará riscos de desabastecimento e ajudará a controlar a inflação (IPCA).
A medida é considerada emergencial e seletiva, focada em produtos críticos da cesta básica. O governo também sinalizou que acompanhará a iniciativa com ações estruturantes para preservar a sustentabilidade da cadeia produtiva doméstica.
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- Imposto de Renda: como obter o informe de rendimentos do INSS?
- Imposto de Renda: Entenda que são rendimentos Isentos e tributáveis
Lista dos alimentos com tarifa zero de importação
Produtos com imposto de importação zerado:
- Carnes desossadas de bovinos, congeladas (de 10,8% para 0%);
- Café torrado, não descafeinado (exceto em cápsulas) (de 9% para 0%);
- Café não torrado, não descafeinado, em grão (de 9% para 0%);
- Milho em grão, exceto para semeadura (de 7,2% para 0%);
- Massas alimentícias, não cozidas ou recheadas (de 14,4% para 0%);
- Bolachas e biscoitos (de 16,2% para 0%);
- Azeite de oliva extravirgem (de 9% para 0%);
- Óleo de girassol, em bruto (de 9% para 0%);
- Açúcares de cana (de 14,4% para 0%);
- Preparações e conservas de sardinhas (de 32% para 0%, dentro de uma quota de 7,5 mil toneladas).
Além disso, o comitê aumentou a quota de importação do óleo de palma de 60 mil para 150 mil toneladas, mantendo a alíquota de 0% por 12 meses.
A medida busca garantir segurança alimentar, ampliar o poder de compra e mitigar impactos de fatores climáticos, geopolíticos e cambiais no mercado interno.
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