Chamadas

Gestor, você sabe o que é contabilidade hospitalar?

Conheça as principais particularidades da Contabilidade Hospitalar e a sua importância para uma gestão efetiva e de qualidade.

Imagem por @DCStudio / freepik

A Contabilidade Hospitalar é de extrema importância para o funcionamento da instituição mesmo sem possuir ligação com a atividade fim da organização. Isso porque, sem recursos e com dificuldades para manter a saúde financeira, nenhum hospital é capaz de funcionar.

Nessa realidade, a contabilidade hospitalar tem como atividades a prestação de serviços de planejamento tributário, controle de caixa, fluxos de contas, entre outros.

Então, se você é gestor de hospital e ainda não sabe a importância de ter uma contabilidade especializada, saiba aqui quais são as principais particularidades que esse setor possui e, porque é necessário ter um contador especialista atuando.

Leia também: Até Onde Vai A Responsabilidade Do Contador?

O que é a contabilidade hospitalar?

A administração de um hospital não é uma tarefa fácil, especialmente se o gestor não possuir o conhecimento profundo em contabilidade.

Nessa realidade, a contabilidade hospitalar se comporta como um setor que realiza atividades que fazem com que o hospital atue na legalidade, pagando os impostos devidos.

Para além das questões legais, o contador hospitalar é responsável por orientar o planejamento financeiro do hospital e atender as exigências inerentes aos conselhos de classes.

A contabilidade hospitalar também lida com a negociação de contratos e gerência a parte financeira, gerindo o fluxo de caixa.

Com o apoio de uma contabilidade especializada para hospitais, a estratégia de gestão se torna mais segura e eficiente.

Quais são as particularidades da contabilidade hospitalar?

Como se sabe, cada segmento possui suas particularidades e isso não seria diferente com o setor hospitalar, não é mesmo?

Pensando na realidade dessa instituição de saúde, uma das particularidades que costuma diferenciar a gestão contábil de hospitais é justamente a alta complexidade e o volume de transações.

Leia também: Agosto Dourado Destaca Padrão Ouro Da Amamentação Materna

Nos hospitais, são diariamente realizadas diversas movimentações de entrada e saída que possuem as mais diversas origens.

Em cada uma dessas fontes, o gestor precisa se manter atento às obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas e de questões jurídicas.

Outra particularidade da contabilidade hospitalar está relacionada aos prestadores de serviços, ou seja, os profissionais que atuam na linha de trabalho.

Quanto a relação de prestadores de serviços, ou seja, dados sobre a confecção de contrato, previsão de pagamentos, dentre outros.

Nessa realidade, para que o gestor consiga dar conta desse universo de realidades necessárias para o funcionamento, é necessário garantir a contratação de serviços especializados em contabilidade hospitalar.

Vantagens em possuir uma boa contabilidade Hospitalar

Confira a seguir a nossa lista de benefícios da contabilidade hospitalar para uma gestão:

Conhecimento profundo sobre o seu setor

Sem dúvidas, o primeiro ponto destacável como vantagem em contar com uma boa contabilidade hospitalar é saber que existe o know-how dos funcionários desse setor.

Ao montar uma equipe multidisciplinar e especializada que possui profundos conhecimentos, os gestores podem ficar mais seguros sabendo que o hospital está em boas mãos.

Com isso, é possível garantir que todos os aspectos financeiros, tributários, jurídicos e de recursos humanos estejam conforme as normas de órgãos reguladores.

Leia também: Confira As 10 Melhores Opções De Pós-Graduação Para Contadores

Diagnóstico financeiro

Por possuir uma boa equipe cuidando da contabilidade, uma equipe especializada é capaz de realizar o diagnóstico financeiro da sua empresa.

Através da contabilidade especializada é possível ter uma avaliação completa da saúde financeira do seu hospital e o apoio de uma assessoria.

Esse tipo de análise é uma importante ferramenta que possibilita acompanhar o desenvolvimento de diversas operações.

Uma contabilidade hospitalar comprometida está envolvida no progresso de seus clientes, garantindo um melhor desenvolvimento do seu hospital.

Imagem por @ilixe48 / freepik

Tributos em dia

O pagamento incorreto e o não pagamento de impostos e tributos é a causa da falência de milhares de negócios anualmente.

Nessa realidade, a contabilidade hospitalar se preocupa em pagar todos os tributos que caem sobre o hospital, seja ele municipal, estadual ou federal.

Além disso, por meio da contabilidade hospitalar, é possível conhecer quais são todas as taxas e a respectiva porcentagem que podem ser deduzidas.

Controle de caixa assertivo

Com centenas de movimentações realizadas diariamente, gerir esse fluxo por conta própria não é uma ação ideal.

Afinal, o gestor pode não ter mais tempo para dedicar a sua atenção aos outros setores de uma instituição.

Nessa realidade, a contabilidade hospitalar pode se responsabilizar por todo processo contábil, enquanto os gestores pensam nas diversas estratégias que devem ser implementadas no hospital.

Leia também: Como Escolher Um Contador De Confiança E Evitar Cair Em Golpes

Gestão de crise

Quando o assunto é contabilidade, é necessário saber que nenhuma empresa está imune a crises.

Isso não quer dizer que crises seja algo impossível de selecionar. Na verdade, com uma boa contabilidade hospitalar, a sua empresa poderá sair muito bem mesmo em momentos difíceis.

Os problemas podem ser facilmente contornados com o apoio e orientação de uma equipe especializada.

Isso acontece porque especialistas estão sempre atentos ao mercado financeiro, desenvolvendo assim planos de médio e longo prazo, assegurando uma boa tomada de decisões.

Como ter uma boa contabilidade hospitalar?

Se você deseja se beneficiar com as vantagens de ter uma boa contabilidade hospitalar, é preciso saber fazer a sua, certo?

Para iniciar com o pé direito a nova fase contábil do seu hospital é necessário:

Possuir uma boa infraestrutura

Para ter uma contabilidade hospitalar realmente eficiente, o seu estabelecimento precisa possuir uma infraestrutura adequada.

Dessa forma, é possível enfrentar o volume de demandas diárias da contabilidade do seu hospital.

Essa infraestrutura diz respeito aos profissionais que atuarão além do apoio de recursos tecnológicos para a automatização de processos.

Leia também: Quais As Diferenças Entre Um Contador E Um Tributarista

Contar com profissionais especializados

Não basta ter meros operadores no seu setor de contabilidade, estamos falando aqui da presença de profissionais especializados que fazem a diferença.

Contrate profissionais especializados para o setor contábil do seu hospital, e você contador, se especialize e tenha uma promissora carreira na Contabilidade Hospitalar.

Bia Montes

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

11 horas ago