Este é um documento que tem a finalidade de facilitar a vida do trabalhador, além de preservar o bom funcionamento do negócio.
No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre este documento. Continue conosco e confira.
O que é GFIP
Esta quer dizer “Guia de recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social” , ele é um documento de arrecadação do FGTS e de informações à Previdência Social.
O mesmo guarda dados relacionados aos contratos de trabalho, que está ligado ao vínculo da empresa com o funcionário e às remunerações que são geradas pelo SEFIP.
Qual a importância da GFIP?
Esta documentação , atesta todos os honorários recebidos pelo trabalhador, assim como o tempo de contribuição.

Benefícios da GFIP
Vamos listar abaixo os benefícios que a GFIP oferece.
- Segurança : Dados dos usuários, como negócio, colaborador e previdência, estes serão acessados pela Previdência Social de forma exclusiva;
- Flexibilidade : os empreendimentos que cumprem com as obrigações que são referentes ao FGTS entre outros, desfrutam de muito mais rapidez e praticidade;
- Otimização : Este documento substituiu a GRE-FGTS, tendo uma simplificação na quantidade de documentos e informações necessárias para a Previdência Social, com isto terá mais praticidade e menos burocracia para o empresário.
O que é necessário constar na GFIP?
- Recolhimentos referentes ao FGTS;
- Ocorrências responsáveis por gerar a GFIP;
- Remuneração bruta do funcionário;
- Dados e informações sobre o funcionário;
- Valores que serão pagos ao INSS;
- Informações relacionadas ao negócio.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp