Mudanças sempre acontecem na vida, é comum. Mas, certas alterações nas rotinas das empresas podem gerar muita confusão na vida dos contadores e gestores dessas instituições, e a DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) é uma dessas mudanças.
A substituição da GFIP pela DCTFWeb tem criado muita confusão na vida das empresas brasileiras, a mudança na forma de como certas informações vão ser transmitidas vem confundindo muitos profissionais.
Entenda melhor essa confusão criada por conta da substituição da GFIP (Guia de recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) pela DCTFWeb nos próximos tópicos deste artigo.
O processo de mudança da GFIP para DCTFWeb está criando diversas confusões para os contadores, os problemas surgem no momento do envio das informações e do pagamento da guia de recolhimento.
Com a mudança da GFIP para DCTFWeb, a guia de recolhimento, que antes era a GPS (Guia de Previdência Social), agora será o novo documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) Previdenciário.
Mesmo com avisos, muitas empresas ainda ficam confusas sobre a guia de recolhimento que deve ser paga, e algumas empresas que pagam a GPS antecipadamente acabaram pagando ela no lugar do DARF Previdenciário.
Muitos contadores não possuem sistema atualizados capazes de realizar a transmissão da DCTFWeb de maneira automática, por conta disso, essas empresas tiveram que atualizar seus sistemas para realizar a transmissão automática.
Além dos problemas por conta da atualização do sistema, muitos contadores enfrentaram problemas no sistema de envio da DCTFWeb, a Receita Federal admitiu os problemas no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
A Receita Federal afirma que a implementação da DCTFWeb é parte de um Programa de Unificação dos Créditos Tributários, com vistas à modernização e simplificação da administração das obrigações tributárias, tanto pelo fisco como pelos contribuintes.
Ou seja, a Receita Federal afirma que a DCTFWeb vai ajudar as empresas e o próprio fisco, diminuindo a burocracia presente nas obrigações tributárias.
Seguindo o cronograma, neste mês de novembro está ocorrendo a migração para o sistema DCTFWeb para as empresas do Simples Nacional, que são no geral a maior parte dos contribuintes, e isso tem gerado confusão e problemas no sistema.
Esse mês a data e envio da DCTFWeb seria feito no dia 12/11, mas por conta de diversos problemas a data foi adiada para o dia 19 de novembro.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas
semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber
no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de
empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim,
TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil
Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um
verdadeiro profissional contábil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…