Goiás

Goiás cresce no abate de bovinos e bate recorde no de frangos

No terceiro trimestre de 2021, o Estado de Goiás abateu um total de 119,9 milhões de frangos, quebrando o recorde histórico. O total cresceu 6,3% em relação ao trimestre anterior e 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Também positivo neste período, o abate de bovinos cresceu no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020, com o aumento de 751,6 mil cabeças, representando 5,3%.

Com o total abatido, o Estado se posiciona como terceiro maior no ranking de abate de bovinos e quinto maior no ranking de abate de frangos.

No acumulado do ano, os números relativos ao abate de bovinos e frangos também são positivos. Abateram 2,2 milhões de cabeças de gado (+ 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior) e 348,3 milhões de cabeças de frangos (+ 16,9% em relação ao mesmo período do ano anterior).

Os dados foram divulgados na última quarta-feira (08) por meio da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no terceiro trimestre de 2021.

Apesar da queda, o número de suínos abatidos nesse período também foi um bom número. No terceiro trimestre de 2021, 484,1 mil suínos serão abatidos.

Conforme analisado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, esses números refletem o investimento na pecuária dos produtores goianos, e o governo goiano também está atento a esses investimentos, a exemplo das linhas de crédito especiais para financiamento.

“Temos visto boas propostas para investimentos de produtores em bovinocultura e avicultura, sobretudo com as cartas-consultas aprovadas no FCO [Fundo Constitucional do Centro-Oeste] nos últimos meses. O Estado tem oferecido suporte, dando condições para que esses investimentos sejam feitos e a produção seja positiva”.

Brasil

Na comparação com o trimestre anterior e igual período do ano anterior, o número de animais abatidos em todo o país no terceiro trimestre de 2021, aumentou o número de frangos e suínos abatidos. 

No mesmo período, 1,5 bilhão de frangos foram abatidos e 13,7 milhões de cabeças de suínos no período. 

Por outro lado, o abate de bovinos diminuiu em ambas as comparações, atingindo 6,9 milhões de cabeças abatidas no período.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

7 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago